INSS leva atendimento a comunidades ribeirinhas

As embarcações possuem equipamentos de última geração para navegabilidade e estrutura completa de atendimento. Assim, os segurados recebem os mesmos serviços de uma agência fixa do INSS.

PREVBarco INSS

Além dos de atendimento, há uma sala para perícias médicas e outra para avaliações dos benefícios assistenciais. Vale ressaltar também que os barcos cumprem os requisitos de acessibilidade para segurados e beneficiários com deficiência ou mobilidade reduzida. 

Destaca-se, ainda, que a estrutura dos barcos permite o acesso a locais isolados, ampliando o alcance de atendimento e evitando que ribeirinhos tenham de navegar por longas distâncias, em viagens que podem chegar a até 22 dias, com destino a uma cidade que tenha unidade do INSS. 

Para acessar o cronograma de viagens do PrevBarco em 2022, clique aqui

Deverão ser visitadas as seguintes localidades:

Região de Belém e Santarém: Soure/Salvaterra, Cachoeira do Ari, Pontas de Pedra, Oeiras do Pará, Curralinho, Limoeiro do Ajuru, Muaná, Portel, Melgaço, Bagre,  Mocajuba, Igarapé Mirim, Acará, Bujaru, Afuá, Ananás, Senador José Porfirio, Vitória do Xingu, Almerim, Prainha, Monte Alegre, Alenquer, Curuá, Flexal, Óbidos, Vila Curuaí, Vila Socorro, Cachoeira Porteira, Oriximiná, Terra Santa, Faro, Juruti, Aveiro e Itaituba

Região de Manaus: Envira, Guajará, Ipixuna, Eirunepé, Itamarati, Carauari, Juruá, Uarini, Alvarães, Humaitá, Manicoré, Nova Aripuanã, Borba, Nova Olinda do Norte, Autazes, Urucurituba, Barreirinha, Urucará, São Sebastião do Uatumã, Itapiranga, Silves, Carreiro da Várzea, Manacapuru, Beruri, Anori, Iranduba, Novo Airão, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, Coari, Tefé, Japurá, Maraã, Jutaí, Tonantins, Santo Antônio do Iça, São Paulo de Olivença, Com. Indígena Santa Inês (S.P.O), Com. Indígena Belém Solimões (TBT) , Tabatinga, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Com. Indígena Feijoal (BC), Amaturá, Com. Indígena Niterói , Fonte Boa e Uarini.

Região de Porto Velho: Guajará – Mirim, São Francisco do Guaporé, Pimenteiras do Oeste, Alta Floresta do Oeste e Costa Marques.       

A Fundação Nacional do Índio (Funai) tem trabalhado para ampliar o acesso das comunidades indígenas a benefícios sociais. Entre as principais ações está a parceria entre a fundação e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no projeto PREVBarco. O objetivo é garantir o acesso às políticas previdenciárias entre a população indígena ribeirinha no país.

O PREVBarco é uma Unidade de Atendimento Móvel Flutuante do INSS que leva os serviços do órgão aos cidadãos que residem em regiões de difícil acesso. Em duas décadas de existência, a iniciativa atendeu mais de 600 mil ribeirinhos na região amazônica, em serviços como auxílio-doença, aposentadorias, pensão por morte, benefício assistencial ao idoso e ao deficiente (BPC) e salário-maternidade.

Além de acompanhar os trabalhos, realizar a articulação com os indígenas e prestar apoio durante as viagens, a Funai participa de reuniões de planejamento com o INSS nas quais são discutidos itens como o detalhamento das rotas do PREVBarco e a definição de pontos estratégicos de parada e atendimento de populações indígenas. Além disso, a fundação promove oficinas de qualificação voltadas a servidores de unidades descentralizadas localizadas nas regiões de rota do projeto.

“A parceria com o INSS é resultado dos esforços da Funai na busca de alternativas para promover os direitos previdenciários dos indígenas de forma segura, sobretudo neste contexto de pandemia de covid-19”, ressaltou a chefe do Serviço de Previdência Social (Seps/Coordenação-Geral de Promoção dos Direitos Socias) da Funai, Patricia de Fátima Mourão Pinheiro. A servidora destacou ainda que, nos próximos meses, o Seps pretende acompanhar uma etapa do PrevBarco no Rio Negro, na região de São Gabriel da Cachoeira. O município do estado do Amazonas é considerado o mais indígena do país, com 90% da população pertencente a diferentes etnias.

FONTE: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS) FUNDAÇÃO NACIONAL DO ÍNDIO (FUNAI)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *