DSEI Xavante distribui cartilha de prevenção à COVID-19

Indígenas da etnia Xavante têm uma nova fonte de informação sobre a COVID-19. Lançada nesta semana, a cartilha “DAMA RÓWAIHU’UDZÉ DAHÖDZÉNA – Explicações sobre a doença do novo coronavírus” será distribuída na sede do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xavante, em Barra do Garças (MT), nos polos base e escolas indígenas.

A iniciativa em produzir a cartilha é da Associação Xavante Warã, organização sem fins lucrativos composta de indígenas da região da Terra Indígena Sangradouro/Volta Grande. Segundo o autor do texto, Riparidi TopTiro, a ideia de produzir o conteúdo para levar mais informações aos indígenas veio após ele próprio contrair a COVID-19.

“Primeiramente, pensamos nos alunos das escolas para ser ensinado como disciplina. Também pensamos nos profissionais de saúde, como uma maneira didática de mostrar e conscientizar nossos parentes sobre os perigos da doença. Na verdade, infelizmente eles não acreditam muito. É preciso educá-los”, disse Riparidi, que é formado em Ciências Políticas e coordenador geral de mobilização dos Povos Indígenas do Cerrado.

O coordenador do DSEI Xavante, Gildo Azeredo, acredita que a publicação vem num momento oportuno para que sejam evitadas novas contaminações. “Nós, do DSEI Xavante, estamos estabelecendo novas estratégias ”, garantiu. O trabalho de educação é primordial para que os indígenas estejam conscientes sobre as formas de prevenção do coronavírus.

Cartilha  

A cartilha foi escrita com linguagem acessível, com ilustrações e está em Xavante com tradução em português. Perguntas como ‘O que é?’, ‘Como se transmite essa doença chamada COVID-19?’, ‘Prevenção’ e ‘O que não podemos fazer?’ fazem parte da publicação. Todo o conteúdo está de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A cartilha pode ser encontrada na seção “Publicações”.

PUBLICADO EM: Notícias Sesai — Ministério da Saúde (www.gov.br)