Operação “Ágata Norte” apreende ouro, armamento e munição em Oiapoque (AP)

O Comando Conjunto Ágata Norte, formado pelo Comando do 4º Distrito Naval, Comando Militar do Norte e Ala 9, apreendeu, no dia 24 de outubro, ouro, armamento e munição ilegais em Oiapoque (AP), limite do Amapá com a Guiana Francesa.

Armas e munições apreendidas na aldeia Galibi (AP) – Marinha do Brasil

A ação ocorreu no contexto da Operação “Ágata Norte 2020”, de combate a delitos transfronteiriços e ambientais na fronteira da Amazônia Oriental.

Militares das Forças Armadas apreenderam sete espingardas e um rifle e 510 munições, sendo 241 calibre 12 e 269 calibre .22, na aldeia Galibi, no Rio Oiapoque.

No dia anterior, 86 gramas de ouro foram recolhidas na Prainha, próximo à Rochelle. As ações resultaram em oito prisões. Os materiais e civis apreendidos foram entregues a agentes da Polícia Federal que atuam no estado do Amapá.

Operação “Ágata Norte 2020”  

As Forças Armadas, em conjunto com 28 órgãos estaduais e federais e 13 agências de segurança pública e ambientais, realizam, no mês de outubro e novembro, ações preventivas e repressivas contra delitos transfronteiriços e ambientais, de descontaminação e de assistência hospitalar nos estados do Pará e Amapá como parte da Operação “Ágata Norte 2020”. Em proveito das atividades, militares conscientizarão a sociedade sobre as medidas de combate à Covid-19 e complementar as ações realizadas no contexto da Operação “Verde Brasil II”.

A Operação “Ágata Norte 2020” conta com a participação de 4.352 militares das Forças Armadas, bem como de mais de 70 meios navais, cem meios terrestres e oito aéreos. Eles desenvolvem ações em uma área compreendida entre os estados do Pará e Amapá, equivalente à 16,3% do território nacional, à 14,2% marítima do total, 1.160 quilômetros de litoral (15,7% do total) e 1.323 km de fronteira terrestre (8,4% do total).

PUBLICADA EM:    MARINHA DO BRASIL 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *