Novas parcerias podem melhorar Saúde Indígena no Amapá

Cumprindo agenda intensa de encontros no estado, Secretária Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Sílvia Waiãpi está firmando cooperações que podem aprimorar o atendimento a indígenas na região.

Universidade, lideranças indígenas, órgãos públicos estaduais e municipais unidos para aprimorar o atendimento de saúde aos indígenas do Amapá e norte do Pará. É isso que busca a intensa programação de reuniões e visitas cumprida pela Secretária Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Sílvia Waiãpi em Macapá, capital do Amapá. “Estamos buscando parceiros que possam colaborar para que os povos indígenas possam ter acesso ao que há de melhor em saúde e que sejam tratados com a dignidade que merecem” garantiu Sílvia Waiãpi.

Com o Reitor Júlio César Oliveira, da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP, a secretária conversou sobre a possibilidade de criar um ambulatório do índio no estado o que permitiria um atendimento específico para indígenas. A reunião também foi acompanhada pela secretária Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, Sandra Terena. As instituições vão aprofundar a discussão sobre a possibilidade que, segundo Sílvia Waiãpi, mostra que o governo federal está empenhado em melhorar a atenção à saúde dos indígenas em todo o Brasil.

Técnicos da Secretaria de Gestão da Educação e Trabalho em Saúde do Ministério da Saúde também integram a comitiva e vão fazer um levantamento da força de trabalho no Sistema Único de Saúde no Amapá e assim poder indicar eventuais necessidades de pessoal nas unidades de saúde do estado e dos municípios para atender a toda a demanda da população amapaense.

Com a Superintendência Estadual de Vigilância em Saúde, a secretária assinou um termo de cooperação técnica para combate à Malária na região. “Em 2019 já temos mais de 5400 casos notificados e isso é alarmante. Por isso estamos estabelecendo essa parceria que pode controlar essa situação em especial na região de Pedra Branca do Amapari e na região transfronteiriça do Oiapoque” destacou Sílvia Waiãpi.

A Assembleia Legislativa do Amapá homenageou a secretária Sílvia Waiãpi com o Mérito Legislativo, honraria destinada aos que prestam relevantes serviços ao povo do estado do Amapá. A autora da homenagem, Deputada Estadual Aldilene Souza (PPL-AP) destacou a importância do trabalho de Sílvia, não só para o Amapá, como para todo o Brasil. “Compromisso, responsabilidade e transparência são as marcas do trabalho dela na saúde pública. E a Assembleia Legislativa é que se sente honrada em poder homenageá-la por tudo o que tem feito nessa área tão importante” elogiou a deputada Aldilene.

Por Murilo Caldas
NUCOM/SESAI

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *