Polícia Federal combate garimpo ilegal no Pará

Ação faz parte da Operação VerdeBrasil e contou com o apoio do IBAMA e da Força Nacional.

FOTO: DPF

A Polícia Federal realizou ontem, 30/8, diversas incursões em área de selva, na região de Altamira, com o objetivo de identificar possíveis crimes ambientais.

A ação contou com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente – IBAMA e da Força Nacional de Segurança Pública – FN.

Uma equipe de oito policiais federais, quatro fiscais do IBAMA e quatro policiais da FN realizavam atividades de reconhecimento, quando identificaram a existência de dois garimpos ilegais.

Durante as diligências foram encontradas duas escavadeiras hidráulicas (tipo PC), bombas e tapetes de garimpo de ouro.

Em um dos garimpos, localizado próximo à Terra Indígena Itaúna Itatá, os integrantes da equipe ouviram tiros que foram imediatamente revidados. A troca de tiros foi rápida e a situação foi dominada sem feridos e com os agressores fugindo pela mata.

As instalações dos garimpos foram destruídas e os servidores retornaram para Altamira.

Desde a edição do decreto de garantia da lei e da ordem ambiental (GLOA), a Polícia Federal e as demais agências têm intensificado a atuação coordenada e integrada na região da Amazônia Legal, especialmente com o incremento da estrutura logística e apoio de pessoal das Forças Armadas.

Comunicação Social da PF
61 – 2024 8142

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *