Tüküna – Os Filhos de Tamakori

A agência Amazônia Real produziu o documentário sobre o povo Kanamari, que habita a Terra Indígena Vale do Javari, no extremo norte do Amazonas, fronteira com o Peru, para contar a história e garantir o acesso à mídia dessa etnia. Foi a primeira vez que eles falaram com jornalistas dentro de seu território.

Através de imagens do cotidiano e de depoimentos dos caciques Adílio Arabonã Kanamari, Eduardo Dianym Kanamari e das lideranças Korá Kanamari, Thodá Kanamari, Higson Kanamari e José Ninha Kanamari, a produção retrata o drama e a luta deste povo por assistência à saúde, educação escolar e proteção territorial.

Os Kanamari falam de sua cultura, de sua relação com a espiritualidade, de seus rituais e das pressões que estão enfrentando do governo do presidente Jair Bolsonaro.

A jornalista Elaíze Farias e fotógrafo Bruno, responsáveis pela direção do documentário, viajaram para o território dos Kanamari, depois das Eleições de 2018. As aldeias Massapê e Bananeira estão localizadas na região do rio Itacoaí.

“Tüküna” é como os Kanamari se autodenominam. Eles dividem o território com povos contatados e com grupos indígenas que permanecem em situação de isolamento voluntário.

Ficha técnica:

Idioma: Português

Classificação indicativa: Livre

Cor: Colorido

Gênero: Documentário

Duração: 11´31

Formato de captação: HD 1080 X

Direção e Roteiro: Elaíze Farias e Bruno Kelly

Fotografia: Bruno Kelly

Montagem e finalização: Fernando Crispim

Decupagem: Maria Cecília Costa

Trilha Sonora: Bayá Kanamari (flauta); Adílio Arabonã Kanamari (canto e canções de rituais Kanamari)

“Tüküna – Os Filhos de Tamakori” faz parte do projeto “Olhando Por Dentro da Floresta”.

Coordenação geral: Kátia Brasil

Realização: Amazônia Real

Leia as reportagens: https://amazoniareal.com.br/povo-kana…http://amazoniareal.com.br/bolsonaro-… 

Por:


Os textos, fotos e vídeos publicados no website da Amazônia Real estão licenciados com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional e podem ser republicados na mídia com os créditos dos autores e da agência. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *