Tribos isoladas da Amazônia sofrem ‘pior invasão em décadas’

O risco destas invasões é duas vezes maior para as tribos que nunca saíram do seu isolamento, porque muitos dos seus membros morrem por doenças contagiosas, como a gripe ou o sarampo, às quais não têm resistência, além de serem exterminados pelas pessoas que roubam suas terras e recursos.

A ONG de defesa dos direitos dos indígenas também divulgou uma carta que os Uru Eu Wau Wau — contatados pelo governo brasileiro nos anos oitenta — mandaram à Polícia Federal de Rondônia no início de agosto para denunciar essas invasões. 

O território dos indígenas Uru Eu Wau Wau, na Amazônia brasileira, está sofrendo a “pior invasão em décadas”, que ameaça exterminar três tribos isoladas, denunciou nesta quarta-feira a ONG britânica Survival.

Um comunicado da ONG diz que, com o apoio de políticos locais, proprietários de terras e colonos estão invadindo e desmatando áreas contíguas ao território dos Uru Eu Wau Wau — que se autodenominam Jupaú — no estado de Rondônia. O problema estaria acontecendo apesar de a área estar localizada em uma zona reconhecida oficialmente como Terra Indígena dentro do Parque Nacional Pacaás Novos, onde a fauna e flora também estão ameaçadas.

O Globo | BR | Sociedade

Leia a notícia completa aqui.

FONTE: http://midiaeamazonia.andi.org.br/

VER MAIS EM: http://midiaeamazonia.andi.org.br/clipping/tribos-isoladas-da-amazonia-sofrem-pior-invasao-em-decadas

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.