APIB convoca povos e organizações indígenas para mobilização nacional

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) convoca a todos os povos e organizações indígenas do país a se articularem e mobilizarem para participar do Acampamento Terra Livre 2016, que será realizado em Brasília no período de 10 a 13 de maio deste ano. As delegações devem se deslocar à capital federal para a instalação do acampamento a partir da madrugada do dia 10 de maio.

“Temos que mostrar para o país e para o mundo que não vamos permitir a consumação desses ataques, e que a democracia verdadeira só será possível quando os nossos direitos sejam plenamente respeitados: o nosso direito à vida, à mãe terra, à dignidade e à nossa condição de povos étnica e culturalmente diferenciados”, diz a APIB em nota.

O movimento diz temer pelos direitos dos povos indígenas. “Se eles, a bancada ruralista e as outras (do boi, da bala, da mineração, evangélica etc), conseguiram aprovar o processo de impeachment com tanta raiva e ódio, o que não poderão fazer com os nossos direitos, aprovando a PEC 215 e outras tantas iniciativas legislativas que visam regredir ou suprimir esses direitos, portanto a nossa existência enquanto povos.”

Assim como em outras edições do acampamento, a APIB e a rede de apoiadores disponibilizarão alimentação, infraestrutura e logística. O movimento pede que as delegações articulem apoio nos seus lugares de origem para o deslocamento, e solicita às lideranças que puderem contribuir com alimentos perecíveis, além de seu kit de uso pessoal.

27/04/2016
Mariana Nunes

Acampamento Terra Livre 2016 será realizado em Brasília, no período de 10 a 13 de maio- APIB convoca povos e organizações indígenas para mobilização nacional – CTI (trabalhoindigenista.org.br)