RR – Governo transporta índios Yanomami para as comunidades

A SEI (Secretaria Estadual do Índio), com o apoio da PMRR (Polícia Militar de Roraima) e a Funai (Fundação Nacional do Índio), realizou nesta quarta-feira, 6, a escolta e o traslado de 12 famílias indígenas da etnia Yanomami da sede do município de Mucajaí até a região do Ajarani, no perímetro da Terra Indígena Yanomami. Cerca de 40 indígenas que estavam na sede do município desde o dia 30 de dezembro foram transportados em um ônibus disponibilizados pela SEI até os limites do território.  

O responsável pelo 3º Pelotão de Mucajaí, 1º tenente PM Silvio de Araújo, relatou que o traslado ocorreu de forma tranquila, sem nenhum incidente. Ele e outros sete policiais militares acompanharam a ação, que começou às 9 horas e foi finalizada por volta das 15h.

“Garantimos que fosse atendido o pedido da Funai. As famílias, assim como seus pertences, como redes e bicicletas foram embarcados e transportados no ônibus até o limite das terras indígenas”, disse.

O titular da SEI, secretário Ozélio Izidório, também esteve presente no traslado e reiterou a tranquilidade da ação, que contou com a presença de três servidores da Funai. “Ocorreu tudo bem. Estes indígenas vão periodicamente até a sede para retirar algum benefício social, buscar algum documento, fazer compras e vender artesanato. Mas a maioria muitas vezes não tem como voltar até as comunidades”, explicou.

Um grupo menor de dez indígenas, também da etnia Yanomami, serão transportados ainda nesta quinta-feira, 7, da localidade de Campos Novos, em Mucajaí, até a região do Catrimani, cujo acesso é feito no município de Caracaraí.

Izidório disse que a SEI busca neste momento articular ações conjuntas com outros órgãos em benefício dos indígenas da região. “Hoje mesmo vamos ter uma conversa com a nova coordenação da Sesai [Secretaria Especial de Saúde Indígena] e a Funai para tratar da logística destas pessoas. Também vamos falar com a Prefeitura de Mucajaí para fazer um trabalho mais amplo que possa atender às comunidades locais de forma mais permanente”, adiantou.

João Paulo Pires

FONTE: Roraima em Foco

http://www.roraimaemfoco.com/mucajai-governo-transporta-indios-yanomami-para-as-comunidades/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: