Militares que chegaram a RR fazem estágio de adaptação e vida na selva

A 1ª Brigada de Infantaria de Selva iniciou ontem a parte prática do curso de Estágio de Adaptação e Vida na Selva (EAVS). Mais de 70 militares entre os oficiais, subtenentes e sargentos, que foram transferidos para as organizações militares do Exército em Roraima em 2014, participam do curso.

A abertura do curso ocorreu no dia 13 e foi realizada pelo general de brigada José Luiz Jaborandy Rodrigues, comandante da 1ª  Brigada, que deu início às instruções preparatórias para o EAVS. O treinamento segue até sexta-feira, 21.

A novidade do curso deste ano foi a inclusão da história do Exército em Roraima e aspectos psicossociais da área nas instruções teóricas. Para isso, a Brigada contou com o apoio do professor Jaime  Agostinho, da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

O estágio pretende proporcionar aos militares recém-chegados a Roraima os conhecimentos básicos de vida na selva. “O objetivo é transmitir conhecimentos técnico-profissionais aos futuros instrutores e monitores das Unidades sediadas em Roraima”, explicou o major Rodrigo Luiz Soares.

Durante o EAVS, os estagiários têm diversas instruções, tais como: montagem da rede de selva, obtenção de água e fogo, preparação e construção de abrigos improvisados, construção de armadilhas anti-pessoal, de caça e de pesca e orientação diurna através da selva.

Para a 3º sargento Jéssica Gomes, vinda do Estado do Rio de Janeiro, o curso é de grande importância para o conhecimento das especificidades da selva amazônica. “Temos a oportunidade de vivenciar a realidade da selva. A maior dificuldade que tenho enfrentado é a adaptação ao clima”, destacou. FONTE : Folha de Boa Vista

A Brigada de Infantaria de Selva também ministra o curso de Estágio de Adaptação de Vida na Selva para instituições como o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e tripulantes de aeronaves.

MAIS DETALHES EM:

http://www.folhabv.com.br/noticia.php?id=166015   e

http://www.eb.mil.br/web/resiscomsex/cma   

1ª Brigada de Infantaria de Selva – Estágio

Boa Vista (RR)

No dia 13 de Fevereiro, a 1ª Brigada de Infantaria de Selva deu início às instruções preparatórias para o Estágio de Adaptação à Vida na Selva (EAVS), cuja abertura foi realizada pelo Comandante da Brigada, General de Brigada José Luiz Jaborandy Rodrigues. Foi incluso, nas instruções do EAVS de 2014, história do Exército em Roraima e aspectos psicossociais da área, para isso a Brigada contou com o apoio prestimoso do Professor Doutor Jaime Agostinho, da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

 Foto: 1ª Brigada de Infantaria de Selva
Foto: 1ª Brigada de Infantaria de Selva

NOTA DA ECOAMAZÔNIA:  O Prof. Jaime de Agostinho é o fundador e o presidente da Fundação para o Ecodesenvolvimento da Amazônia – Ecoamazônia 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *