Sexta edição da Hora do Planeta será no dia 29 de março

Quinze cidades brasileiras aderiram até agora à sexta edição da campanha A Hora do Planeta, lançada ontem (13) pela organização ambientalista brasileira WWF-Brasil. O ato simbólico está programado para ocorrer no dia 29 de março, entre as 20h30 e as 21h30, período em que cidadãos, instituições públicas e empresas de todo o mundo apagarão as luzes em uma mobilização contra o aquecimento global.

A campanha terá este ano o slogan “Use seu poder para salvar o planeta”. A iniciativa foi criada em 2007 pela Rede WWF. O World Wide Fund for Nature (WWF) é uma organização não governamental internacional que atua na área de conservação, investigação e recuperação ambiental.

Este ano, pela primeira vez, o Brasil participará da iniciativa global Hora do Planeta: Desafio das Cidades, que irá eleger a capital mundial líder em iniciativas que levam ao desenvolvimento da economia de baixo carbono.

São Paulo, o Rio de Janeiro e Belo Horizonte são finalistas desse concurso, que terá dois vencedores. Os nomes serão conhecidos no dia 28 de março, em Vancouver, no Canadá, eleitos por um júri de especialistas e por voto popular. Estão concorrendo 50 cidades de 13 países. Mais cinco cidades brasileiras (Betim, Manaus, Porto Alegre, Fortaleza e Sorocaba) se candidataram, mas não foram selecionadas. O público poderá votar na cidade finalista no site We Loves Cities.

A secretária-geral da WWF-Brasil, Maria Cecília Wey de Brito, destacou que a Hora do Planeta, “como maior ato simbólico mundial contra o aquecimento global”, induz à reflexão sobre a postura de todos diante das mudanças climáticas. “Com o Desafio das Cidades, vamos além da hora, com o objetivo de estimular a criação e disseminação de melhores práticas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas por meio de planos ambiciosos, inspiradores e factíveis para o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono”, disse ela.

No ano passado, 113 municípios brasileiros participaram da Hora do Planeta, totalizando 627 monumentos, prédios históricos e espaços públicos que apagaram as luzes na hora marcada.

Além de Belo Horizonte, já se inscreveram para a campanha deste ano as cidades de Erechim (RS), Tarumã (SP), Águas de São Pedro (SP), Campinas (SP), Macapá (AP), Osasco (SP), Tijucas (SC), Joinville (SC), Barueri (SP), Itajubá (MG), Paudalho (PE), Pirenópolis (GO), Ribeirão Pires (SP) e Tucuruí (PA).

Por: Alana Gandra
Fonte: Agência Brasil – EBC
Edição: Juliana Andrade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *