ICMBio apoia curso de elaboração de projetos ambientais

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)  inicia nesta segunda-feira (3), nos municípios de Laranjal do Jari e Vitória do Jari, no Amapá, e Almerim, no Pará, as atividades de lançamento do edital de seleção do curso Pedagogia de  Projetos em Temas Ambientais. O trabalho segue até a sexta (7).

O curso será oferecido aos professores da rede pública de ensino da região em parceria com a Universidade Federal do Amapá (Unifap). O objetivo é contribuir para o aperfeiçoamento dos docentes na elaboração de projetos interdisciplinares que ajudem a solucionar problemas ambientais da comunidade dos municípios do Vale do Jari.

Para isso, o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque e a Estação Ecológica do Jari, que ficam na região, serão utilizados como centro de referência em educação ambiental. Áreas do parque deverão, na prática, servir de sala de aula para os inscritos.

O curso oferecerá fundamentação teórica e capacitação prática aos professores, com base na vivência profissional e cotidiana de cada um e na valorização do contexto regional. A equipe de instrutores será constituída por analistas ambientais do ICMBio no Amapá e docentes da Unifap.

As inscrições, que seguirão as regras do edital de seleção a ser divulgado na próxima semana, poderão ser feitas até o dia 24 de junho. Poderão participar professores das secretarias municipais de Educação de Laranjal do Jari, Vitória do Jari e Almerim e das secretarias de Educação dos estados do Amapá e Pará lotados nos municípios do Vale do Jari.

A iniciativa conta, ainda, com o apoio do programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), que beneficia o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque e a Estação Ecológica do Jari, e da ONG WWF-Brasil.

Comunicação ICMBio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *