I Seminário Internacional Sociedade e Fronteiras

O Programa de Pós-Graduação Sociedade e Fronteiras (PPGSOF), da Universidade Federal de Roraima, tem por escopo discutir questões fundamentais relacionadas às áreas das Ciências Humanas e Sociais na região Amazônica e, em especial, na tríplice fronteira em que se localiza. Tem como objetivo, ainda, fomentar a produção do conhecimento teórico e metodológico sobre os fenômenos da e na Amazônia, cuja complexidade, acreditamos, requer diálogos com os mais diversos campos do conhecimento.

cartaz final

Nesse sentido, o I Seminário Internacional do Mestrado em Sociedade e Fronteiras traz como tema central As Fronteiras da Interdisciplinaridade e a Interdisciplinaridade das Fronteiras, objetivando estimular as discussões e estudos comparados sobre a região, a partir de temas como interdisciplinaridade, fronteira e sociedade amazônica.

Além disso, busca cumprir com um dos objetivos de seu programa de pós graduação, qual seja, a permanente formação de recursos humanos que sejam capazes de compreender as mudanças nas condições de vidas das populações amazônicas, contribuindo para o desenvolvimento dessa região.

Portanto, a forma de apresentação do 1º Seminário Internacional do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras se estrutura numa programação a partir de eixo central de Conferências e Mesas-redondas, relacionados ao Tema Central “As Fronteiras da Interdisciplinaridade e a Interdisciplinaridade das Fronteiras”. Parte da programação está destinada a realização de Comunicações Orais na perspectiva de realizar um intercâmbio de informações entre pesquisadores de diversos níveis, cujos resumos estão contemplados nesta edição.

OBJETIVO DO EVENTO

Promover reflexões sobre as fronteiras e sociedades de fronteiras na região amazônica, por meio de conferências e trocas de experiências entre pesquisadores identificados com o tema. Pretende-se, ainda, difundir no âmbito institucional e nas sociedades regional, nacional e global as pesquisas e estudos sobre as complexidades das problemáticas amazônicas.

APRESENTAÇÃO

O Presidente da Ecoamazônia – Prof. Dr. Jaime de Agostinho apresentou o trabalho intitulado: “A IMPORTÂNCIA GEOPOLÍTICA DE RORAIMA NO CONTEXTO FRONTEIRIÇO REGIONAL DO NORDESTE DA AMÉRICA DO SUL”

Este artigo procura dar uma visão sobre a grande importância geopolítica passada e atual representada por Roraima dentro do contexto regional da “grande ilha da Guiana”, denominada originalmente pelo naturalista Humboldt, delimitada pelos rios Orenoco, Casequiare, Negro, Branco, Rupununi e pelo Oceano Atlântico.

Analisando-se o contexto histórico regional procura-se mostrar o dinamismo espacial deste circuito tanto para os ocupantes pré-colombianos como principalmente na conquista territorial dos espanhóis e portugueses, que se utilizaram destes mesmos caminhos.

Dentro deste arcabouço espacial e territorial são descritos os inúmeros conflitos transfronteiriços que ocorreram e ainda ocorrem nesta região, tanto por necessidade de um maior domínio territorial visando o aumento de poder geopolítico, como principalmente devido à disputa pela exploração de uma das áreas mais ricas em recursos naturais da América do Sul.

São ainda identificadas as principais políticas públicas do Estado Brasileiro dirigidas às regiões transfronteiriças amazônicas, em especial as voltadas a Roraima e países vizinhos.

Finalmente são propostos cenários futuros de desenvolvimento social, econômico e sócioambiental do Estado de Roraima utilizando-se de seus potenciais naturais e sociais, dentro de uma visão de sustentabilidade e de uma dinâmica de articulação transfronteiriça.

VER MAIS EM : Documentos Seminário Internacional Sociedade e Fronteiras (ufrr.br) 

ÍNTEGRA DO TRABALHO APRESENTADO POR JAIME DE AGOSTINHO, Presidente da Fundação Ecoamazônia, DISPONÍVEL EM:  i seminrio – caderno de resumo i seminrio – anais