MT – Governador busca solução para conflito em terra de xavantes

O governador Silval Barbosa articulou, nesta quarta-feira (11), com a bancada de Mato Grosso no Congresso Nacional, uma solução para evitar um eventual conflito na região do Vale do Araguaia, por conta da determinação judicial para retirada dos posseiros da Gleba Suiá-Missu, demarcada como área indígena da etnia xavante.

A reunião aconteceu no gabinete do senador Jaime Campos (DEM) e ficou definido que os parlamentares vão autuar com o Governo de Mato Grosso, na busca de uma solução pacífica, principalmente para que o Governo Federal volte a analisar a proposta do Estado.

Silval lembrou que o Estado está propondo uma permuta entre a área atual, de 152 mil hectares, já totalmente antropomorfizada pela cultura do homem não-índio, com algumas famílias instaladas há mais de 25 anos no local, por outra área, também localizada na região Araguaia, com 225 mil hectares, rica em recursos naturais e situada entre o rios das Mortes e Araguaia.

“Pedimos aos parlamentares que nos ajudem no sentido de se evitar um confronto entre índios e não-índios”, disse o governador.

Ele informou também que já pediu à Procuradoria do Estado a se habilitar no processo e que o Estado faça parte do mesmo, já que emitiu os títulos de regularização para essas famílias que lá estão instaladas.

A área de Suiá-Missu está em litígio desde 1993, quando foi demarcada como reserva Marãiwatsede.

O TRF 1ª Região, no mês passado, cassou a liminar que mantinha as famílias de produtores no local e determinou à Fundação Nacional do Índio (Funai) que apresente um plano de retirada das famílias, até o dia 16 deste mês.

Durante a reunião, também ficou definido que a bancada, juntamente com o governador, deverá procurar o apoio do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-MA), para auxiliar na resolução do conflito.

Além do senador Jaime Campos, participaram os deputados Wellington Fagundes, Julio Campos, Eliene Lima, Pedro Henry, Valtenir Pereira e Victório Galli. 

Com informações da Secom-MThttp://www.midianews.com.br/conteudo.php?sid=1&cid=126303

3 comentários em “MT – Governador busca solução para conflito em terra de xavantes”

  1. GRANDE GOVERNADOR, TDURANTE ESSES ANOS NUNCA TIVEMOS UMA AJUDA C\ AGORA. E PROBLEMA SOCIAL DE ESFERA NAO SO ESTADUAL MAS TBEM FEDERAL, OBRIGADA POR ESTA BUSCANDO SOLUÇAO NOS AQUI DO POSTO DA MATA , NAO AGRETAMOS MAIS VIVER SOBRE PRESAO E AGONIA, SEMRPE ESPERANDO. SERA O QUE VAI ACONTECER HOJE? FAÇA ALGUMA MELHORIA NA MINHA OU NAO E PRODUTORES RURAIS TBEM, E OS INDISO TBEM, TODOS SEM SABER O QUE FAZER, EM VIRTUDE DE UNS GATOS PINGADOS (DAMIAO), Q ESTAO TUMULTUANDO O PROCESSO,

  2. Louvamos a DEus pela vida das autoridades que estao nos ajudando, e tbem ao estado, pois p.da mata hje e uma cidade que gera emprego e imposto, assim como produtores rurais, tbem. seria muito triste ter q. sair daqui de maos abanando, deixando tudo que fizemos desses quasse 20 anos. Governador vc preocupa com a povo dessa regiao , isso e muito bom pra nos e pro indios tbem. te agradeço muito p/ isso.

  3. sou comerciante do p. da mata, e quero agradecer o gov. dep., senadore e luis alfredo e renato, por tudo que tem feito por nos, (maradores p. mata, produtores rurais e indios), sei que vamos vencer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.