RR – Defesa Civil faz alerta para cheia do rio

As fortes chuvas que caíram na capital nos últimos dias elevaram o nível das águas do rio Branco, que está quase dois metros acima do normal. Na segunda-feira, a medição registrou 5,56 metros. Em menos de 24 horas, o nível subiu 40 centímetros chegando à marca de 5,90 metros na terça-feira e, na quarta, atingiu 6,18 metros.

Como parte do trabalho preventivo, a Defesa Civil Municipal está alertando à população que mora em áreas de risco, que geralmente são afetadas pelas águas das chuvas, e ainda àquelas que moram nas proximidades dos rios. Com o início das chuvas, os profissionais reforçam aos moradores que saiam de suas casas para os abrigos ou casas de parentes antes de serem atingidos.

“Orientamos aos moradores a saírem das residências com antecedência para evitar problemas futuros, assim como também pedimos que eles retirem os móveis e objetos para evitar perdas com a inundação da residência”, explicou o diretor do órgão municipal, Daniel Mangabeira. A prefeitura informou que está à disposição para a remoção das famílias para a casa de parentes ou para abrigos.

As pessoas que precisam ir para os abrigos ficam alojadas nos locais oferecidos pelo Governo do Estado, que atua em parceria com a Prefeitura de Boa Vista. O município faz o gerenciamento 24 horas por dia desses locais.

A Defesa Civil iniciou o cadastramento de todas as pessoas que residem em áreas de risco. Até agora já foram cadastradas mais de 200 famílias, o que representa quase mil pessoas entre adultos e crianças.

Após as chuvas, a prefeitura executa um plano de ação pós-enchente da Operação Inverno nas áreas atingidas pelas fortes chuvas, com a visita domiciliar dos agentes municipais para orientar sobre o tratamento da água. Além disso, é feita a distribuição de hipoclorito de sódio.

A administração municipal atua ativamente no auxílio às famílias atingidas para amenizar os impactos das chuvas. Além da remoção de famílias, a prefeitura dá assistência social e médica para as famílias desalojadas. A limpeza da cidade e principalmente dos canais de escoamento, bocas de lobo e bueiros é reforçada.

FONTE : Folha de Boa Vista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *