Código Florestal está no Centro dos debates nesta semana

27 de junho de 2011  - Tadeu Ribas

O Código Florestal estará no centro dos debates no Senado nesta semana. Na quinta-feira (30), a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, participará de audiência pública promovida conjuntamente pelas comissões de Meio Ambiente (CMA) e de Agricultura (CRA). Na sexta (1º), serão as organizações e cooperativas do setor agropecuário a discutir o assunto com os senadores da CRA.

Nesta semana, os senadores também poderão votar em Plenário o projeto de lei da Câmara (PLC 1/10), que regulamenta o licenciamento ambiental e define competências da União, dos estados e dos municípios com relação ao setor. A proposta, de autoria do deputado Sarney Filho (PV-MA), tramita em regime de urgência, mas só pode ser votada depois que o Plenário deliberar sobre a medida provisória 526/11, que autoriza a União a conceder crédito de até R$ 55 bilhões ao BNDES.

Ainda com relação a questões ambientais, a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) vai promover uma audiência na terça-feira (28) sobre política de resíduos sólidos e poderá votar projeto sobre substituição de embalagens plásticas por similares biodegradáveis.

Defesa Civil

Criada para avaliar e propor alterações no Sistema Nacional de Defesa Civil e estudar a criação de uma força nacional, a Comissão Temporária de Alterações no Sistema Nacional de Defesa Civil realiza duas audiências públicas nesta semana.

Na terça-feira (28), às 9h30, o colegiado se reúne para ouvir o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. Já na quinta-feira (30), às 14h, a comissão receberá os coordenadores da Defesa Civil da Região Centro-Oeste.

Além de realizar audiências públicas, a comissão pretende estudar as estruturas da Defesa Civil de países como Japão, Chile, Austrália e Estados Unidos, que frequentemente enfrentam desastres naturais.

Inovação

Para debater o tema “Economia e competitividade: a importância da inovação”, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realiza audiência pública na próxima terça-feira (28) com o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante.

E a reforma política voltará a ser tema da reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) nesta quarta-feira. Os integrantes da comissão devem votar o PLS 266/11, que prevê a perda de mandato para deputados e vereadores que, sem causa justa, se desfiliarem do partido pelo qual se elegeram.

Eles podem analisar ainda três propostas de emenda à Constituição. A PEC 42/11 exige referendo popular para que qualquer mudança no sistema eleitoral entre em vigor. Já a PEC 40/11 proíbe coligações partidárias nas eleições proporcionais.

Royalties

Ainda nesta semana, o presidente do Senado, José Sarney, assina ato criando comissão para apresentar uma proposta de partilha dos royalties do petróleo que seja aceitável tanto para estados produtores (Rio de Janeiro, Espírito Santo de São Paulo) como para os demais.

Transparência

Na terça-feira, ao meio-dia, será oficialmente instalada a Ouvidoria do Senado Federal, que estará a cargo do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA). O órgão terá como objetivo receber críticas e sugestões da população.Rodrigo Baptista / Agência Senado

Fonte: Agência Senado

————————————-

Folha promove debate nesta terça.

A Folha promove na terça-feira (28), às 20h, debate sobre opinião pública e o processo legislativo do Código Florestal. Os leitores também podem participar enviando perguntas para ciencia.online@grupofolha.com.br até as 14h do mesmo dia.

Com mediação do editor de Ciência, Reinaldo Lopes, a mesa será formada por André Nassar, diretor-geral do Icone (Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais, Carlos Nobre, secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia, e Ricardo Abramovay, professor titular da USP.

O evento acontecerá na sede do jornal (al. Barão de Limeira, 425, 9º andar, São Paulo).

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail eventofolha@grupofolha.com.br ou pelo tel. 0/xx/11/3224-3473, das 14h às 19h.

Fonte: Folha.com


Palavras-chave: ,


Deixe um comentário

*