Seminário apresenta panorama sobre a Foz do Amazonas

Evento busca congregar pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento que desenvolvem estudos em região de grande interesse socioambiental e visada para exploração de petróleo em águas profundas

Agência Museu Goeldi – Com o mundo em voltas à crise climática e a busca por fontes de energia mais limpa e sustentável, os planos para exploração de petróleo na Margem Equatorial, que inclui a região da Foz do Amazonas, estimularam o interesse e o debate técnico, científico, político e ambiental sobre essa região. Com intuito de propiciar um quadro sobre os estudos relacionados a temática, o Museu Paraense Emílio Goeldi e Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) realizam na próxima quinta-feira (23) um seminário em formato híbrido que aborda os diferentes aspectos do ecossistema da região.

A programação poderá ser acompanhada ao vivo pelos canais das instituições realizadoras no YouTube. Presencialmente, a sede do evento será o Auditório Paulo Cavalcante, no Campus de Pesquisa do Museu Goeldi, no bairro da Terra Firme, em Belém-PA.

Com o tema “A Foz do Amazonas: pesquisas, conservação e futuro”, o seminário está estruturado em dois eixos que cobrem as áreas de pesquisa e proteção. O objetivo é conectar e aproximar os grupos e profissionais que atuam na bacia de forma a otimizar os conhecimentos sobre o funcionamento e a conservação da área.

Pesquisadores, especialistas e representantes de órgãos como o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), a Agência Nacional de Águas (ANA), universidades e institutos dos estados do Amapá e Pará participam das mesas que tratam de questões sobre o meio físico, biótico, uso dos recursos naturais, sociobiodiversidade e as áreas protegidas na região.

A programação ocorre ao longo de todo o dia 23, com apresentações presenciais dos convidados no auditório Paulo Cavalcante do Museu Goeldi, e também de forma remota. Serão apresentados estudos já desenvolvidos sobre a diversidade zoológica e botânica do estuário, as populações tradicionais, as ocupações humanas e formas de uso da terra, as atividades produtivas, levantamentos oceanográficos e sobre a sensibilidade a derramamentos de óleo, entre outros pontos. Os interessados podem acompanhar o evento pelo canal do Museu Goeldi no Youtube.

O Seminário A Foz do Amazonas também fará uma homenagem ao cientista Ennio Candotti (1952-2023), idealizador do Museu da Amazônia (MUSA), defensor da criação de um instituto federal dedicado à região.

Margem Equatorial – A exploração de petróleo na costa brasileira figura entre os principais planos da Petrobras. Em seu planejamento estratégico, a companhia prevê um investimento de US$ 3,1 bilhões para a perfuração de 16 poços na Margem Equatorial – área que se estende pela costa do Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte – no período de 2024 a 2028.

Um dos focos é na região da Foz do Amazonas, onde a estatal possui um projeto para perfuração de um poço a cerca de 170 km da costa do Amapá e a 2.880 metros de profundidade. Para avançar, o empreendimento precisa da concessão de licença para Avaliação Pré-Operacional (APO), que ainda está em análise pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), considerando os indicadores de biodiversidade, magnitude dos impactos, persistência dos impactos e comprometimento da área prioritária.

É neste cenário que o Seminário “A Foz do Amazonas: pesquisas, conservação e futuro” pretende reunir dados consolidados para debater o que se sabe hoje dessa área de enorme interesse científico, ecológico e socioambiental.

Serviço: Seminário: “A Foz do Amazonas: pesquisas, conservação e futuro”
Link para a programação do SeminárioSeminário A Foz do Amazonas: pesquisas, conservação e futuro — Museu Paraense Emílio Goeldi (www.gov.br) 
Data / hora: 23 de maio de 2024, de 8h30 às 18h
Local: Campus de Pesquisa do Museu Goeldi (Av. Perimetral, nº 1901. Bairro: Terra Firme)
Acompanhe pelo canal do MPEG no YouTubeMuseu Paraense Emílio Goeldi – YouTube

FONTE: MUSEU GOELDI – Seminário apresenta panorama sobre a Foz do Amazonas — Museu Paraense Emílio Goeldi (www.gov.br)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *