Operação Ágata XVII deflagrada pelo Exército destroi oito dragas ilegais em Rondônia

O Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva, Batalhão Forte Príncipe da Beira, deflagrou, na última sexta-feira, 19 de abril, a Operação Ágata XVII, a fim de combater o garimpo e uso de dragas ilegalmente nas regiões de Vila Murtinho, Prainha da Vila Murtinho e Ponto do Ribeirão – Estrada de Ferro.

Foto: CMA EB

A ação, que está alinhada com a vocação estratégica do Comando Militar da Amazônia (CMA) de proteção ao meio ambiente, contou com o apoio da Polícia Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON).

Durante a atividade foram destruídas oito dragas ilegais, contribuindo com o combate ao uso indiscriminado dos recursos naturais e no apoio a sua utilização de forma sustentável.

FONTE: EXÉRCITO BRASILEIRO CMA – Operação Ágata XVII deflagrada pelo Exército destroi oito dragas ilegais em Rondônia (eb.mil.br) 

Relacionada:

Forças Armadas embarcam últimas toneladas de alimentos em Operação Humanitária no Amazonas (eb.mil.br) – As últimas toneladas de alimentos doadas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), destinadas às comunidades ribeirinhas afetadas pela severa estiagem dos rios no estado do Amazonas, foram embarcadas nesta semana, com destino à comunidade de Demini e ao município de Carauari, ambos no Amazonas. Essa ação logística humanitária é coordenada pelo Comando Operacional Conjunto AMANACI, desencadeada desde outubro de 2023, visando auxiliar a entrega desses mantimentos.