INSS divulga cronograma de viagens das unidades flutuantes

O INSS, divulgou nesta semana o cronograma de viagens das unidades flutuantes da Previdência Social, que levam serviços previdenciários para as comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas em regiões onde ainda não existem agências de atendimento.

Ao todo, são três embarcações que percorrerão os extremos da região amazônica. Duas já começaram o atendimento em fevereiro, e a terceira começa nesta segunda-feira (11).

Os chamados “PREVBarcos” são unidades com um serviço parecido com o de uma agência, inclusive com avaliação social, perícia médica, salário-maternidade, aposentadoria e pensão. Os servidores e analistas das unidades flutuantes atendem diariamente até 100 pessoas.

O Ministério da Previdência reforça que as senhas para atendimento, por ordem de prioridade, são distribuídas por um servidor da unidade, e nunca por pessoas estranhas ao quadro do INSS. O processo de triagem é em terra firme e o segurado deve estar com a documentação pessoal e médica em dia. Se os documentos estiverem ok, ele pode dar entrada no pedido. Somente após a avaliação, os segurados serão encaminhados à embarcação.

O principal público das unidades flutuantes são segurados especiais e do benefício de Prestação Continuada.

O cronograma completo das viagens, que segue até dezembro, pode ser conferido no site INSS — Instituto Nacional do Seguro Social – INSS (www.gov.br) 

FONTE: EBC – INSS divulga cronograma de viagens das unidades flutuantes | Radioagência Nacional (ebc.com.br) 

Relacionada: PREVBarco no Amazonas: confira o cronograma de viagens de 2024 — Instituto Nacional do Seguro Social – INSS (www.gov.br)