Exército Brasileiro contribui com a chegada de fibra óptica na ilha do Marajó

Breves (PA) – A Infovia 03 – que está levando fibra óptica para cidades ribeirinhas do Pará até o Amapá – chegou em Breves, arquipélago do Marajó, na última sexta-feira, dia 22. Esta é mais uma etapa do Programa Amazônia Integrada Sustentável (PAIS), do Governo Federal, com participação dos Ministérios das Comunicações, da Defesa, da Educação, da Saúde e da Ciência, Tecnologia e Inovações e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), cujo principal objetivo é possibilitar a expansão das redes de telecomunicações na Região Amazônica.

Exército Brasileiro contribui com a chegada de fibra óptica na ilha do Marajó – Foto postada em: CMN EB

Nesta etapa, são mais de 620 km de cabos de fibra ótica submersos, lançados nos rios amazônicos, que saiu de Belém, no Pará, no dia 13 de março, e passou pelas cidades de São Sebastião da Boa Vista, Curralinho, Bagre e Breves. E o próximo destino será Macapá, no Amapá, com previsão de chegada ainda na primeira semana de abril.

Para assegurar a boa execução do lançamento dos cabos, 35 militares do Comando Militar do Norte (CMN) fazem a segurança patrimonial e pessoal deste que é um dos maiores projetos de conectividade do mundo.

O Exército Brasileiro foi o pioneiro na ação de lançar cabos submersos pelos rios do Norte do Brasil com o Projeto Amazônia Conectada (PAC), em 2015. “Este projeto nasceu da necessidade de melhorar as comunicações estratégias das organizações militares localizadas na Amazônia, tendo em vista que na época só tínhamos comunicação via satélite. Precisamos aumentar a nossa capacidade de comando e controle dessas organizações com o escalão superior em Manaus”, explicou o Tenente-Coronel Anderson Barretto, que é assessor do PAC, lotado no Centro Integrado de Telemática do Exército (CITEx).

E foi a partir desta experiência positiva no estado do Amazonas, ligando a capital Manaus com municípios mais distantes como São Gabriel da Cachoeira, Tefé e Barcelos (aonde tem Organizações Militares), que o Governo Federal abraçou a causa e instituiu o Programa Amazônia Integrada Sustentável (PAIS), a partir do Decreto N° 10.800, com a finalidade de expandir a infraestrutura de comunicações na região Amazônica por meio da implantação de redes de transporte de fibra óptica, sob a coordenação do Ministério das Comunicações e tendo o Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército e o Centro Integrado de Telemática do Exército como representantes do Ministério da Defesa no seu Comitê Gestor, atuando com agentes de acompanhamento e monitoração do Programa.

Para a Defesa, o projeto contribui para melhorias nas comunicações militares na Região Amazônica com a finalidade de proteger o território nacional. Por suas características de inovação e abrangência, trata-se de um projeto dual (aplicação militar e civil) e que representa um marco histórico nas comunicações do país.

“Diante da necessidade da tecnologia, da inclusão digital, esta é uma ação que vai trazer não só Internet, mas também oportunidades para o comércio local e para o desenvolvimento regional”, pontuou Nuno Alves, especialista em projetos de cabos ópticos subaquáticos da Entidade Administradora da Faixa (EAF), entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável pela implementação da Infovia.

“No Amazonas, através das redes implantadas por meio do Projeto Amazônia Conectada, hospitais começaram a emitir certidões de nascimento online; escolas fazem ensino à distância e muitos jovens já fazem a inscrição do ENEM de forma online, sem ter que se deslocar para capital. E com certeza, num futuro breve, os moradores do Marajó poderão usufruir desses benefícios. Sem contar que teremos também crescentes Índices de Desenvolvimento Humano em municípios do Pará”, concluiu o Tenente-Coronel Barretto.

O investimento da Infovia 03 é de R$ 98 milhões, beneficiando mais de 2,5 milhões de habitantes. A previsão inicial é levar internet a 38 escolas, cinco unidades de saúde, três fóruns de Justiça, três pontos de defesa e dois centros de pesquisa.

FONTE: Comando Militar do Norte Exército Brasileiro  (CMN EB) – Exército Brasileiro contribui com a chegada de fibra óptica na ilha do Marajó – Comando Militar do Norte (eb.mil.br) – (ver galeria de fotos)