Dia Mundial da Água: SGB destaca análise de fontes hidrominerais no território nacional

Produção da Rede LAMIN, em 2023, foi de mais de 79 mil análises realizadas em um total de 791 fontes hidrominerais atendidas no país

Equipamentos de laboratórios da Rede LAMIN

No Dia Mundial da Água, é fundamental ressaltar a importância da Rede de Laboratórios de Análises Minerais (Rede LAMIN) – do Serviço Geológico do Brasil (SGB) – para garantia da qualidade da água mineral que é consumida pela população.

A Rede LAMIN, por meio de seus laboratórios analíticos do Rio de Janeiro, Caeté (MG), São Paulo e Manaus, é reconhecida através de portaria da Agência Nacional de Mineração (ANM), como o laboratório oficial para a realização de estudos in loco e análises bacteriológicas, físico-químicas, químicas e ambientais das fontes hidrominerais em todo o país. Os resultados das análises são utilizados como ferramenta pela a ANM para classificar, fiscalizar e emitir alvará de lavra desse bem mineral.

Em 2023, a produção da Rede LAMIN foi de mais de 79 mil análises realizadas em um total de 791 fontes hidrominerais atendidas, distribuídas por todo o Brasil.

Alexandre Luis, chefe da Rede LAMIN, ressalta que a rede desempenha um papel fundamental na disponibilização de água mineral de qualidade a toda a população: “Através de sua atuação, disponibiliza resultados analíticos confiáveis e de qualidade, tanto para as instituições de controle e fiscalização quanto para os próprios mineradores, de modo a trazer tranquilidade à população sobre a qualidade da água mineral produzida no país”, enfatizou.

As atividades da rede vão desde a coleta das amostras in loco até a emissão de boletins detalhados, considerados fundamentais para a fiscalização e classificação dessas águas.

As amostras encaminhadas para o laboratório são analisadas em seus aspectos, bacteriológicos, físico-químicos, químicos e ambientais. São utilizados metodologias e equipamentos analíticos modernos nos laboratórios da Rede LAMIN, com a condução de um corpo técnico qualificado, formado por técnicos, analistas, mestres e doutores.

Todos os ensaios passam por controles de qualidade de rotina, garantindo a confiabilidade dos resultados. Os técnicos também passam por treinamentos contínuos, de forma a manter sempre o conhecimento atualizado, garantindo um melhor produto final do trabalho.

Américo Caiado, chefe de Departamento de Apoio Técnico, responsável pela gestão da rede de laboratórios, também destaca que, “como somos responsáveis por todas as análises dessas águas no país, devido a uma atribuição da ANM, isso nos traz uma grande responsabilidade, porque é através dos nossos resultados que a ANM classifica, fiscaliza e emite outorga de alvará de pesquisa e concessão de lavra dessas águas. Considero a maior contribuição a busca permanente da rede por análises de qualidade, disponibilizando para a sociedade resultados confiáveis”.

São analisados um total de até 137 parâmetros distintos por fonte hidromineral, desde análise bacteriológica, parâmetros físico-químicos – como pH, condutividade, turbidez e temperatura –, além da composição química da água em sais dissolvidos, como também da pesquisa da presença de contaminantes orgânicos e metais pesados.

Esses ensaios objetivam garantir que a água que chega à população seja própria para o consumo e com suas características minerais bem definidas. Todo o processo – da identificação de locais à chegada da água embalada nas casas dos consumidores – ilustra a complexidade e importância do trabalho realizado pela Rede LAMIN.

No contexto do Dia Mundial da Água, essa atividade evidencia o compromisso do Brasil com a qualidade e segurança da água mineral disponibilizada à população, enfatizando o papel vital da Rede de Laboratórios de Análises Minerais do SGB na saúde pública e no bem-estar da sociedade.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia – Dia Mundial da Água: SGB destaca análise de fontes hidrominerais no território nacional 

Relacionadas: