A Terceira Margem – Parte DCCIX

A Jovem Lagoa Mangueira – Parte I

Lago Verde Azul
(Helmo de Freitas)

[…] Nas noites de Lua cheia /A gente sentava na areia
Para ver se ouvia a sereia / Entre as ondas cantando.
E hoje eu volto ali / No lugar em que eu vivi
Aonde andei quando guri / Me olho Lagoa em ti
E me enxergo chorando. […]

Lagoa gaúcha, considerada reserva natural da biosfera, localizada a Sudeste do Rio Grande do Sul – no Município de Santa Vitória do Palmar, que se estende de Norte a Sul entre a Lagoa Mirim e o Oceano Atlântico. Como a Mangueira não possui mananciais tributários é alimentada pela precipitação pluviométrica e as águas do lençol freático. Podemos observar uma sutil alteração no nível das águas em decorrência das marés no Atlântico.

A comunicação superficial com o Oceano, através da Lagoa Mirim, do Canal São Gonçalo e da Laguna dos Patos, era feita por um antigo canal ou sangradouro, conhecido erroneamente, nos tempos de antanho, pelo nome de Arroio Taim, hoje bloqueado pela BR-471, nas proximidades da Estação Ecológica do Taim (UC/ESEC-TAIM), onde existe um sistema de comportas e uma casa de bombas abandonadas.

Antigamente os pescadores acessavam a Lagoa Mangueira através deste canal. A BR-471 e o sistema de comportas, construídos na década de 1970, interrom­peram este acesso e o transporte das embarcações passou a ser realizado por terra, na altura da Vila Anselmi, por uma estreita faixa de terra de aproxi­madamente 6 km. O canal foi sofrendo, ao longo dos tempos, profundas modificações e aos poucos foi sendo tomado por banhados, campos e matas palustres.

A Lagoa Mangueira faz parte do maior Complexo Lagunar do planeta (Patos / Mirim / Mangueira), têm aproximadamente 100 km de extensão, largura que varia de 2,5 a 10,4 km, profundidade máxima de 8 metros, área de até 820 km2 e um volume aproximado de 700 milhões de m3 de água doce.

O meu processo de formação foi idêntico ao da Lagoa Mirim e Laguna dos Patos e, assim sendo, à medida que as águas do Oceano foram baixando, mais e mais sedimentos foram sendo depositados, formando uma estreita barreira de areia que foi progressivamente bloqueando os canais e criando a Lagoa Mangueira, uma das formações geológicas mais jovens do planeta Terra, com idade avaliada entre 4,5 e 5,0 mil anos.

Spirulina 

As praias, barreiras e Lagoas litorâneas do extremo Sul do Rio Grande do Sul concentram fósseis em depósitos chamados “concheiros” que podem atingir até 2 metros de espessura e quilômetros de extensão elevando o pH da Mangueira (>9,0).

Graças a isso, a Mangueira abriga uma cianobactéria, chamada Spirulina, um microrganismo unicelular e fotoautótrofo capaz de absorver grandes quantidades de poluentes da atmosfera e proporcionar inúmeros benefícios ao organismo humano.

Concheiros: nos concheiros são encontrados ainda fósseis de táxons ainda não registrados no Arroio Chuí, como aves, roedores e répteis, e também de organismos marinhos [crustáceos, cetáceos, pinípedes, peixes ósseos, tubarões, arraias e tartarugas]. Além de fósseis, em pontos isolados do campo de dunas podem ser encontrados artefatos indicativos da ocupação temporária por paleoíndios da cultura Guarani; devido à migração das dunas os locais de interesse arqueológico são continuamente expostos e recobertos pela areia.

O material arqueológico encontrado consiste de fragmentos de cerâmica e peças líticas, como boleadeiras e pontas de flechas; ocasionalmente encontram-se restos alimentares na forma de ossos. A ausência de matéria-prima lítica na Planície Costeira indica que esses índios vinham do interior do Estado; os tipos de rochas usados nas ferramentas sugerem que vinham do interior do Estado e do Planalto, ou que havia intercâmbio de materiais com grupos originários dessas áreas. (LOPES & UGRI & BUCHMANN).

A cianobactéria foi batizada com o nome de Spirulina, em decorrência de seu formato helicoidal. A Spirulina utiliza o CO2 e a luz solar para gerar energia e há 3,6 bilhões de anos contribuiu significativamente para modificar a atmosfera da Terra transformando o CO2 em Oxigênio, permitindo que se desenvolvessem novas formas de vida.

A Spirulina natural que serve de alimento para peixes e invertebrados deu origem à produção da Spirulina hoje disponível no mercado mundial empregada na alimentação humana e na produção de rações e corantes por ser fonte natural do corante azul graças a um pigmento produzido por ela denominado ficocianina.

A Spirulina seca contém de 64 a 74% de proteína, é rica em aminoácidos e ácidos graxos essenciais, como o ômega 3 e 6, pigmentos, vitamina, lipídios, além de minerais como cálcio, ferro, fósforo, magnésio, man­ganês, potássio e zinco.

No Brasil a Lagoa Mangueira é o único sítio natural da spirulina que pode também ser encontrada na Lagoa de Santa Olalla, Espanha; no Lago de Texcoco, México e no Lago Chade, situado no centro geográfico do continente africano, um manancial transfronteiriço que pertence a Camarões, Chade, Níger e Nigéria. O pH da Lagoa não é uniforme, a água na região Sul da Lagoa além de ser mais transparente apresenta um pH alto enquanto ao Norte, ela é mais rasa e possui uma alta concentração de ácidos húmicos ([1]) em decorrência da interação com banhado do Taim.

Complexo Eólico Campos Neutrais

Até agora, a energia hidrelétrica é a mais barata, em termos do que ela dura com a manutenção e também pelo fato da água ser gratuita e da gente poder estocar. O vento podia ser isso também, mas você não conseguiu ainda tecnologia para estocar vento. Então, se a contribuição dos outros países, vamos supor que seja desenvolver uma tecnologia que seja capaz de na eólica estocar, ter uma forma de você estocar, porque o vento ele é diferente em horas do dia. Então, vamos supor que vente mais à noite, como eu faria para estocar isso? (Dilma Rousseff)

Chama a atenção de quem navega na Lagoa Mangueira, pela margem Oriental da Lagoa Mirim ou percorre os Campos Neutrais a quantidade de aerogeradores instalados na região.

O Complexo Eólico Campos Neutrais será, depois de concluído, o maior de toda a América Latina e terá futuramente um total de 302 aerogeradores assim distribuídos:

–  Parque Eólico Geribatu: capacidade instalada: 258 MW – 129 aerogeradores, com a capacidade de atender 1,5 milhões de habitantes;

–  Parque Eólico Hermenegildo: capacidade instala­da: 181 MW – 101 aerogeradores, com a capaci­dade de atender 1 milhão de habitantes;

–  Parque Eólico Chuí: capacidade instalada: 144 MW – 72 aerogeradores, com a capacidade de atender 800 mil habitantes.

O Rio Grande do Sul é o estado brasileiro que mais investe em energia eólica na atualidade. A maioria dos Parques Eólicos estão sendo implantados no Sul e Nordeste do país onde a incidência de ventos é mais intensa. Historicamente, a velocidade dos ventos é maior justamente quando a incidência de chuvas é menor baixando os níveis dos reservatórios das hidrelé­tricas destacando a importância da eólica como fonte alternativa de energia.

Por Hiram Reis e Silva (*), Bagé, 01.03.2024 – um Canoeiro eternamente em busca da Terceira Margem.

Bibliografia 

LOPES & UGRI & BUCHMANN, Renato Pereira Lopes – André Ugri – Francisco Sekiguchi de Carvalho Buchmann. Dunas do Albardão, RS – Brasil – Brasília, DF – Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos (SIGEP), 2008.  

(*) Hiram Reis e Silva é Canoeiro, Coronel de Engenharia, Analista de Sistemas, Professor, Palestrante, Historiador, Escritor e Colunista;

  • Campeão do II Circuito de Canoagem do Mato Grosso do Sul (1989)
  • Ex-Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA);
  • Ex-Pesquisador do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx);
  • Ex-Presidente do Instituto dos Docentes do Magistério Militar – RS (IDMM – RS);
  • Ex-Membro do 4° Grupamento de Engenharia do Comando Militar do Sul (CMS)
  • Ex-Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS);
  • Ex-Vice-Presidente da Federação de Canoagem de Mato Grosso do Sul;
  • Membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil – RS (AHIMTB – RS);
  • Membro do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul (IHTRGS – RS);
  • Membro da Academia de Letras do Estado de Rondônia (ACLER – RO)
  • Membro da Academia Vilhenense de Letras (AVL – RO);
  • Comendador da Academia Maçônica de Letras do Rio Grande do Sul (AMLERS)
  • Colaborador Emérito da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG).
  • Colaborador Emérito da Liga de Defesa Nacional (LDN).
  • Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós (IHGTAP);
  • E-mail: hiramrsilva@gmail.com.

[1]   Ácido húmico: resulta da decomposição de matéria orgânica.

Nota – A equipe do Ecoamazônia esclarece que o conteúdo e as opiniões expressas nas postagens são de responsabilidade do (s) autor (es) e não refletem, necessariamente, a opinião deste ‘site”, são postados em respeito a pluralidade de ideias