Relatório divulgado pelo Censipam aponta uma redução de quase 80% na área desmatada em Terra Indígena no Pará

Brasília, 28/02/2024 – O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) divulgou um relatório que aponta uma redução de 79,8% na área desmatada da Terra Indígena (TI) Apyterewa, situada em São Félix do Xingu, Pará. A queda no desmatamento é um resultado direto da operação de desintrusão coordenada pelo Governo do Brasil em parceria com órgãos federais e estaduais e representa um marco histórico na luta pela preservação ambiental e defesa dos direitos dos povos indígenas.

A TI Apyterewa, outrora considerada uma das áreas mais desmatadas da região, enfrentava sérios problemas devido à ação predatória de grileiros, madeireiros e atividades pecuárias ilegais. No entanto, a operação de desintrusão, realizada em cumprimento à determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), marcou o início de uma nova era para a região. Desde outubro de 2023, os alertas de desmatamento começaram a cair vertiginosamente, até atingir a marca de zero em janeiro deste ano, conforme dados do INPE corroborados pelo relatório do Censipam.

A participação do Censipam foi fundamental para monitorar e divulgar os dados que evidenciam o sucesso da operação. Além disso, a atuação integrada de órgãos como FUNAI, IBAMA e Força Nacional de Segurança Pública desempenhou um papel importante para garantir o êxito da desintrusão. A visita da comitiva oficial à região em fevereiro foi uma oportunidade para testemunhar pessoalmente os resultados positivos da desintrusão, incluindo a cessação das atividades de garimpo ilegal e a retirada do gado ilegal da área.

FONTE: CENSIPAM – Relatório divulgado pelo Censipam aponta uma redução de quase 80% na área desmatada em Terra Indígena no Pará — Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia – CENSIPAM (www.gov.br)