O mistério das árvores gigantes da Amazônia é destaque em Pesquisa FAPESP

Equipe da revista acompanhou expedição científica realizada no Amapá em outubro e conta os detalhes na reportagem de capa deste mês

O tronco de um angelim-vermelho parece um muro na floresta – Léo Ramos Chaves / Revista Pesquisa FAPESP

Agência FAPESP – No Amapá, a floresta amazônica atinge uma estatura inesperada para uma zona neotropical. Para desvendar o mistério das árvores gigantes, uma expedição científica foi realizada na região em outubro do ano passado, sob a coordenação do biólogo Paulo Bittencourt, da Universidade de Exeter (Reino Unido). O objetivo foi estabelecer as bases de uma pesquisa de longo prazo. A viagem foi acompanhada por uma equipe de Pesquisa FAPESP e os detalhes estão na reportagem de capa deste mês.

Outro tema em destaque é o crescimento do sobrepeso entre as crianças brasileiras, registrado em estudo publicado em outubro por pesquisadores do Rio de Janeiro. O fenômeno está acompanhado de aumento no consumo de alimentos ultraprocessados por essa faixa etária. Mas também houve avanços nutricionais: caiu a prevalência de anemia e de deficiência de vitamina A.

O entrevistado do mês é o professor e ex-reitor da Universidade de São Paulo (USP) Jacques Marcovitch. Ele analisa a contribuição da principal universidade brasileira, que faz 90 anos, e fala de seus interesses de pesquisa, como métricas acadêmicas, bioeconomia e pioneirismo empresarial.

A edição também traz textos sobre a Iniciativa Amazônia+10, o encolhimentos dos campos nativos do Pampa, a violência sexual contra homens e sobre ferramentas on-line que permitem aos indivíduos estimar sua pegada de carbono.

Esses e outros conteúdos podem ser acessados gratuitamente em: Revista Pesquisa Fapesp: leia a edição de fevereiro (mailchi.mp) 

PUBLICADO POR: AGÊNCIA FAPESP – O mistério das árvores gigantes da Amazônia é destaque em Pesquisa FAPESP