Ibama resgata mais de uma centena de animais silvestres em Rondônia

Animais, em grande maioria, foram localizados na região urbana da capital, Porto Velho

Foto: IBAMA

Brasília (14/02/2024) – Em 120 operações realizadas em Rondônia ao longo do ano passado, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) resgatou 123 animais silvestres. Cerca de 90% deles estavam na área urbana da capital, Porto Velho.

Do total resgatado, atualmente 32 animais estão em recuperação e/ou tratamento no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do estado. Entre eles, uma onça e dois filhotes de anta, um que foi atropelado na zona urbana de Candeias do Jamari, na Região Metropolitana, e outro proveniente de Apuí, no Amazonas, que fora domesticado, mas entregue voluntariamente pelo proprietário.

O superintendente do Instituto em Rondônia, Cesar Luiz Guimarães, informou que, em recente operação que investigava o tráfico de animais silvestres, o Ibama resgatou 10 animais, incluindo cobras, jacarés e iguanas. O homem que estava com os animais é suspeito de tentar, em agosto de 2023, enviar uma jiboia (Boa constrictor) pelos Correios para São Paulo.

“A posse e a captura de qualquer animal silvestre são proibidas. Não existe licença para isso. O Ibama o responsabilizou administrativamente com multa de R$ 41 mil, principalmente porque grande parte desses animais resgatados está ameaçada de extinção. Além disso, na esfera judicial, ele responderá criminalmente por tráfico de animal silvestre”, esclareceu o superintendente.

Assessoria de Comunicação do Ibama – Ibama resgata mais de uma centena de animais silvestres em Rondônia — Ibama (www.gov.br)