Garimpo ilegal do Lourenço, no Amapá, cresce 304% entre 2022 e 2023

A atividade garimpeira ilegal na região do Lourenço, dentro do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, no Amapá, cresceu 304% em um ano, no período de 2022 a 2023. A área desmatada equivale a mais de 170 campos de futebol.

Foto: Polícia Federal DPF – Postada em: EBC

Outra região ameaçada fica na zona rural de Calçoene, a 374 km da capital Macapá – onde foi observado, por imagens de satélite, um aumento de 174% da área afetada pela atividade garimpeira ilegal, entre os anos de 2020 e 2023.

A exploração tem devastado tanto novas áreas como o entorno de áreas antigas de garimpos. A região vem sendo explorada há mais de 130 anos, constituindo uma das mais antigas em atividade do Brasil.

Os impactos relacionados ao aumento do garimpo ilegal na região do Lourenço são severos. Um deles, é sobre a saúde da população ribeirinha. A exposição à mercúrio pode causar tremores, insônia, perda de memória, convulsões, surtos psicóticos e morte. Para obter 1 quilo de ouro, são utilizados 2,6 quilos de mercúrio.

O coordenador do Programa de Gestão da Informação do Iepé, Instituto de Pesquisa e Formação Indígena, Décio Yocota, explica que o uso do mercúrio na atividade garimpeira interfere diretamente na segurança alimentar na Amazônia, pois o peixe é uma das principais fontes de proteínas da região

“Infelizmente, através do consumo desse pescado, não só pelas comunidades do entorno, mas também das cidades onde esse peixe vai parar, acaba contaminando a população em geral. Além disso, no entorno do parque existem as terras indígenas do Oiapoque, onde habitam mais de seis mil indígenas, que também têm sofrido os impactos diretos dessa exploração”, afirma.

Yocota destaca que o risco é ainda maior para as gestantes, por causa dos danos neurológicos que pode causas aos bebês.

“OS grupos de risco são as crianças e as mulheres grávidas. Nos dois casos onde o feto, ou as crianças estão desenvolvendo o seu sistema nervoso e, infelizmente, o mercúrio tem esse efeito sobre o sistema nervoso central que pode levar, em casos mais graves, até a morte. Em casos mais leves, você pode começar a ter sintomas relacionados ao sistema nervoso, como sistemas motores, de equilíbrio, de raciocínio, e que também afetam a população em geral”, enumera.

Segundo informações da Polícia Federal e do IBAMA, o Amapá é uma das regiões alvo dos garimpeiros que foram expulsos de áreas como a Terra Indígena Yanomami. Estima-se que cerca de 20 mil garimpeiros tenham sido retirados desde o início das operações em janeiro de 2023.

FONTE: EBC – Garimpo ilegal do Lourenço, no Amapá, cresce 304% entre 2022 e 2023 | Radioagência Nacional (ebc.com.br)