Operação interrompe extração ilegal de ouro e cobre no Pará

Equipamentos e acampamentos foram inutilizados em cinco garimpos

Redenção/PA. Ação conjunta da Polícia Federal, ICMBIO e Polícia Militar Ambiental desmobilizou cinco garimpos de ouro e Cobre em São Félix do Xingu/PA. Foi a operação Abre Alas, deflagrada nesta terça-feira (23/1), no sudeste paraense.

Foram desativados 14 acampamentos e destruídas cinco escavadeiras hidráulicas (PCs), 16 motores estacionários, seis geradores, quatro esteiras, duas caminhonetes e uma moto. A inutilização é feita na impossibilidade de remover o maquinário do local.

Também foram apreendidas armas e munições, em quantidade ainda não confirmada pelos agentes da operação.

Foram mobilizados 24 Policiais Federais, agentes do  ICMBIO e Policiais militares do Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Pará, além do uso de aeronave. Quatro garimpos de ouro e um garimpo de cobre foram flagrados em funcionamento pelos agentes do Estado e tiveram as atividades imediatamente paralisadas.

As ações conjuntas têm como objetivo impedir o avanço da contaminação dos rios Aquiri e Itacaiunas, que recebem a massa de rejeito e mercúrio em suas bacias.

Diversos trabalhadores foram ouvidos e com base nos depoimentos, foram identificados financiadores das atividades ilícitas.

A operação faz parte do conjunto de ações dos órgãos ambientais e da PF para identificar a origem da contaminação da bacia hidrográfica da região.

A Polícia Federal irá instaurar inquéritos para apurar a conduta dos infratores, que poderão responder por crimes ambientais, usurpação de bens da União e crimes do Estatuto do Desarmamento.

Comunicação Social da Polícia Federal em Redenção – Operação interrompe extração ilegal de ouro e cobre no Pará — Polícia Federal (www.gov.br) 

Relacionada: Operação federal desmonta 15 garimpos ilegais em São Félix do Xingu, no sudeste do Pará – Agência Cenarium (agenciacenarium.com.br)