COEAM participa de reuniões com Secretária para Amazônia do MCTI e Instituições de Ciência e Tecnologia da região

No último dia 11/01/24 a Coordenadora Espacial da Amazônia, Dra. Alessandra Gomes, recebeu a Secretária para a Amazônia do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Dra. Tanara Laushner, em visita às instalações da COEAM. Na ocasião, Tanara teve a oportunidade de conhecer a Unidade do INPE em Belém e visitar os projetos de monitoramento por satélite em operação na Amazônia que fazem parte do Programa de Monitoramento da Amazônia e demais Biomas, Projeto Estratégico do INPE.

– Sala do Projeto DETER Amazônia. Postada em: INPE

Em visita à sala do Projeto TerraClass Tanara observou alguns resultados de técnicas de cubo de dados para mapeamento da classe de vegetação secundária, uma das classes do Projeto que o INPE desenvolve em parceria com Embrapa produzindo dados de uso e cobertura da terra para Amazônia Legal. Nas salas dos projetos DETER Amazônia e Cerrado foram apresentados os dados gerados e a equipe, composta por bolsistas treinados na Região Norte, que atua há anos na COEAM.

Após a visita a Belém/PA, a Subsecretária se deslocou para Manaus onde participou de reunião nos dias 15 e 16 de janeiro com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e também contou com a presença da Coordenadora do INPE/COEAM. No primeiro dia foram realizadas apresentações institucionais sobre atividades e demandas de cada uma das Instituições de Ciência e Tecnologia que atuam na Amazônia. Ao final da Reunião foram listadas demandas ao Ministério, especificamente à Subsecretaria para Amazônia, com intuito de fortalecer todas as Instituições de Ciência e Tecnologia que atuam diretamente no Bioma.

As instituições pretendem atuar na próxima Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia a ser realizada em junho (https://www.gov.br/mcti/pt-br/centrais-de-conteudo/v_conferencia_nacional_de_cti) encaminhando demandas observadas em Conferências temáticas e livres, bem como articular a participação destas instituições em outros Eventos na região amazônica.

A visita da Secretária em pouco mais de 2 meses de início de atividades junto ao Ministério aponta para uma fase onde o protagonismo da região Amazônica frente aos eventos que acontecerão nos próximos anos, como SBPC 2024 (https://sbpc.ufpa.br/) e CoP30 em 2025 (https://www.semas.pa.gov.br/2023/12/11/belem-e-oficialmente-confirmada-como-sede-da-cop-30-em-2025/), impulsionam a ciência e tecnologia a serviço do desenvolvimento sustentável da região.

PUBLICADO POR: INPE – COEAM participa de reuniões com Secretária para Amazônia do MCTI e Instituições de Ciência e Tecnologia da região — Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (www.gov.br) 

Relacionadas:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *