Chanceleres de Venezuela e Guiana se reúnem para discutir Essequibo – Atualizado

O Palácio do Itamaraty vai sediar, nesta quinta-feira (25), o segundo encontro entre representantes dos governos da Venezuela e da Guiana para discutir a crise em torno do território de Essequibo, disputado pelos dois países.

Região do Essequibo – Google Maps

Os ministros das Relações Exteriores dos dois países farão a nova rodada de diálogo sob mediação do governo brasileiro, por meio do chanceler Mauro Vieira, e dos governos de São Vicente e Granadinas – país que que está na presidência da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e de Dominica, nação que preside temporariamente o Mercado Comum e Comunidade do Caribe (Caricom). Desde a eclosão da crise, há quase dois meses, os três países têm atuado como principais interlocutores na busca de uma resolução pacífica.

Em dezembro de 2023, os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Guiana, Irfaan Ali, assinaram uma declaração conjunta em que os dois países se comprometem a não usar a força um contra o outro na disputa pelo território. O documento foi assinado durante reunião na ilha caribenha de São Vicente e Granadinas, mediada pelo primeiro-ministro Ralph Gonsalves. Na ocasião, o governo brasileiro foi representado pelo assessor internacional da Presidência da República, Celso Amorim.

No fim do ano passado, a Venezuela realizou consulta popular que aprovou a incorporação de Essequibo, região disputada pelos dois países há mais de um século, que perfaz quase 75% do território da Guiana. O governo venezuelano também autorizou a exploração de recursos naturais na região e nomeou um governador militar para área.

Desde então, as tensões entre os dois países aumentaram. O governo brasileiro reforçou as tropas militares em Roraima, que faz fronteira com os dois países, e defendeu a resolução da controvérsia entre as duas nações por meio de um diálogo mediado.

O Brasil é o único país que faz fronteira simultânea com Guiana e Venezuela, e um eventual conflito militar poderia ameaçar parte do território brasileiro em Roraima.

PUBLICADO POR: EBC AGÊNCIA BRASIL – Chanceleres de Venezuela e Guiana se reúnem para discutir Essequibo | Agência Brasil (ebc.com.br) 

Relacionadas:

      • Declaração após a I Reunião da Comissão Conjunta Guiana-Venezuela — Agência Gov (ebc.com.br) – Guiana e Venezuela apresentaram suas propostas de agenda para o trabalho da Comissão Conjunta, que ficarão para posterior análise em uma nova reunião que poderá ser realizada também no Brasil. Comprometeram-se, reconhecidas as diferenças de lado a lado, a seguir dialogando com base nos parâmetros estabelecidos pela Declaração de Argyle.
      • Venezuela insta Guiana a rejeitar ‘interferência’ de terceiros em disputa por Essequibo (msn.com) – A Venezuela instou a Guiana, nesta quinta-feira (25), a rejeitar a interferência de terceiros na disputa pelo Essequibo, após uma reunião de ministros das Relações Exteriores em Brasília para discutir a crise sobre este território rico em petróleo. “Rejeitemos categoricamente a possibilidade de que terceiras partes possam interferir ou se beneficiar de uma eventual discussão ou controvérsia entre Guiana e Venezuela”, disse o chanceler venezuelano, Yván Gil, ao término do encontro com seu par da Guiana, Hugh Hilton Todd.
      • Ministros da Venezuela e da Guiana falam em paz na região após reunião no Itamaraty (msn.com) – BRASÍLIA, DF (FOHLAPRESS) – Os chanceleres da Guiana, Hugh Todd, e da Venezuela, Yván Gil Pinto, falaram em paz na região da América do Sul e do Caribe, após uma reunião nesta quinta-feira (25) de cerca de 7 horas no Itamaraty para discutir a disputa territorial sobre a região do Essequibo.