Avaliação do potencial geoeconômico regional da Província Mineral de Carajás contribui para desenvolvimento da região

Resultados apontam para uma perspectiva de geração significativa de valor, ao longo de 40 anos, considerando reservas minerais, mercados e capacidades de produção

Postada em: SGB-CPRM

A Avaliação do potencial geoeconômico regional da Província Mineral de Carajás (PMC) foi conduzida mediante a estimativa do valor dos recursos e reservas minerais para uma produção futura sustentável e competitiva. Este processo utilizou o banco de dados da Plataforma de Planejamento da Pesquisa e Produção Mineral (P3M), disponibilizado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB).

Para alcançar os resultados, foram empregadas técnicas avançadas de modelagem econômica, focalizando o aproveitamento de cinco principais bens minerais com destacado potencial econômico na Província: ferro, manganês, cobre, níquel e ouro.

Os resultados indicam uma perspectiva de geração significativa de valor ao longo de 40 anos (2021 a 2060), considerando reservas minerais, mercados e capacidades de produção atuais ou projetadas.

Especificamente no caso do cobre, identificaram-se recursos hipotéticos, apontando um potencial de aproximadamente 11 milhões de toneladas do metal contido em depósitos ainda não descobertos na região.

Outra conclusão importante do trabalho foi a demonstração de que o potencial geoeconômico da PMC é estimado em US$ 50 bilhões, na perspectiva privada, e em US$ 153 bilhões, na perspectiva pública. Ao analisar a composição da geração de valor, destaca-se que o minério de ferro lidera, contribuindo com 76% do total estimado, na visão privada, e 68%, na visão pública.

O cobre ocupa a segunda posição, com participação de 23% e 25%, respectivamente. Por outro lado, níquel e ouro apresentam participações pouco relevantes na composição do valor total, mas com expectativa de aumento em sua contribuição no futuro.

Em relação aos quatro componentes considerados na análise da geração de valor, observa-se:

• O componente “empreendimentos”, já em fase de produção, lidera significativamente, contribuindo com 93% do total estimado, na visão privada, e 73%, na visão pública.

• O componente “reservas” apresenta uma participação de 11%, na visão privada, e 15%, na visão pública.

• O componente “recursos já conhecidos” contribui com 0,8% e 7,6%, respectivamente, enquanto o componente recursos não conhecidos tem uma participação de 0,6% e 4,8%.

Para assegurar que o aproveitamento dos depósitos minerais seja realizado de forma sustentável e competitiva, é essencial integrar as variáveis geográficas, geológicas, econômicas e socioambientais. Esses resultados são de relevância econômica e social, pois refletem a capacidade de geração de riqueza, emprego e renda, contribuindo para o desenvolvimento da região.

Além disso, podem ser aplicados na formulação de políticas públicas e auxiliar investidores privados na tomada de decisões estratégicas para o planejamento e gestão sustentável e competitiva da pesquisa e produção mineral dos bens minerais da PMC.

Essa iniciativa oferece ainda contribuição essencial para o planejamento e a promoção do desenvolvimento regional, visando melhorar a qualidade de vida por meio de práticas sustentáveis, que considerem aspectos sociais e ambientais.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia – Avaliação do potencial geoeconômico regional da Província Mineral de Carajás contribui para desenvolvimento da região (sgb.gov.br)