Presidente da Funai visita viveiro de mudas de plantas nativas na Terra Indígena São Marcos (RR)

A presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, visitou no sábado (30) o viveiro de mudas de plantas nativas da comunidade Campo Alegre, na Terra Indígena São Marcos, em Roraima. Joenia esteve no local acompanhada de uma comitiva do Governo Federal formada por representantes de diferentes órgãos.

Foto postada em: FUNAI

Participaram da visita a diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável da Funai, Lucia Alberta Andrade, a coordenadora da Fundação em Roraima, Marizete de Souza, o diretor de Gestão Ambiental, Territorial e Promoção ao Bem Viver Indígena da Secretaria de Gestão Ambiental e Territorial Indígena do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), Bruno Potyguara, o chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Tácius Fernandes da Silva, e o representante da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Luiz Antônio de Oliveira.

Os indígenas explicaram às autoridades o funcionamento da estrutura e mostraram os detalhes da iniciativa. O grupo também conheceu a área de plantio definitivo das mudas, consorciados de culturas anuais, frutíferas e hortaliças.

Na ocasião, foi abordado o fortalecimento das iniciativas de produção de mudas de plantas nativas para Sistemas Agroflorestais e produção de alimentos saudáveis e diversificados para segurança alimentar das comunidades indígenas. Também compuseram a pauta do encontro a emergência de proteção ambiental na prevenção e restauração de área degradadas pela queimada descontrolada e a garantia de água e sistema de irrigação permanente para produção de mudas de plantas nativas no viveiro e no plantio definitivo em sistema agroflorestal.

A construção do viveiro foi realizada pelo “Grupo Kuinan Produções”. Na língua do povo Macuxi, “Kuinan” significa saúva. O viveiro foi construído com madeiras das árvores de eucalipto, espécie de planta exótica, que foram plantadas há oito anos. As atividades contaram com o acompanhamento técnico do Departamento de Gestão Territorial e Ambiental do Conselho Indígena de Roraima (CIR).

Incentivo à produção sustentável

No dia, anterior, a comitiva do Governo Federal esteve na Terra Indígena Raposa Serra do Sol para participar da IV Edição da Feira de Produtos Agrícolas Orgânicos Sustentáveis e de Artesanatos Indígenas, cujo objetivo é fortalecer a produção orgânica, valorizar a cultura indígena e movimentar a economia local.

Na ocasião, a presidente da Funai reafirmou o compromisso do Governo Federal com a ampliação das ações voltadas aos povos originários. A ideia é que a Funai fortaleça ainda mais os projetos desenvolvidos pelos indígenas no intuito de promover a autonomia dos diferentes povos. Clique aqui para saber mais. 

Assessoria de Comunicação / Funai / Presidente da Funai visita viveiro de mudas de plantas nativas na Terra Indígena São Marcos (RR) — Fundação Nacional dos Povos Indígenas (www.gov.br) / ver galeria de fotos 

Relacionada:

Comitiva do Governo Federal visita feira de produtos orgânicos e artesanato na Terra Indígena Raposa Serra do Sol (RR) — Fundação Nacional dos Povos Indígenas (www.gov.br)