PF desmonta organização criminosa de desmatamento no Pará

Esquema tinha “olheiros” para se antecipar às fiscalizações.

Altamira/PA – Nesta quinta-feira (5/10), a Polícia Federal deflagrou a Operação Stang, com objetivo de cumprir nove mandados de prisão preventiva e 10 mandados de busca e apreensão. A ação, no município de Anapu/PA, é contra um grupo organizado de madeireiros que desmata a região e seus “olheiros”, usados para avisar sobre a chegada de fiscalização.

Foram apreendidas armas, veículos, aparelhos celulares e documentos.

A operação foi autorizada pela Justiça a apreender bens de até R$ 1 milhão de cada um dos 12 investigados. Três deles são suspeitos de desmatar sem autorização; os outros fazem parte de um esquema organizado para alertar sobre a chegada de operações ambientais.

De acordo com a investigação, os membros da organização pagavam para receber informações sobre movimentação de órgãos de fiscalização e policiais. Avisados, os madeireiros escondiam toras de madeira e maquinários em dias de operações.

São investigados crimes de organização criminosa, desmatamento, receptação, dificultar fiscalização ambiental, ocultação de patrimônio e estelionato.

A região de Anapu se tornou mundialmente conhecida pelo assassinato de Dorothy Mae Stang, em 2005, por madeireiros da região, daí o nome da operação. A irmã Dorothy, como era conhecida, foi morta com seis tiros aos 73 anos de idade, após receber ameaças por conta de sua atuação em conflitos agrários.

Comunicação Social da Polícia Federal no Pará – PF desmonta organização criminosa de desmatamento no Pará — Polícia Federal (www.gov.br) 

Relacionada:

PF destrói dragas destinadas ao garimpo ilegal — Polícia Federal (www.gov.br) – Manaus/AM. A Polícia Federal, com participação do IBAMA e da Marinha do Brasil, realizou nesta quinta-feira, 5/10, nova fase da operação Draga Zero, com o objetivo de combater a extração ouro ilegal no Amazonas. A operação Draga Zero teve início no final de agosto e perdurou por doze dias, destruindo cerca de 302 balsas espalhadas nos trechos do Rio Madeira.