Descoberta Histórica: Pesquisador Lourismar Barroso localiza pedra icônica da Expedição Rondon-Roosevelt

O pesquisador e historiador Lourismar Barroso, que se dedica ao estudo da vida e do legado do Marechal Rondon, fez uma descoberta emocionante. Através de informações de terceiros, Barroso ficou sabendo da existência de uma pedra que serviu de cenário para uma fotografia emblemática tirada durante a expedição científica de 1913 a 1914, que contou com a presença de Teodoro Roosevelt e do  Marechal Rondon.

Não perdendo tempo, o professor Barroso iniciou uma expedição própria para validar essa informação. Após um rigoroso trabalho de campo, ele confirmou que, de fato, a pedra é a mesma que aparece na foto histórica com os dois grandes líderes.

Aproveitando a ocasião, Barroso também explorou o que era conhecido como Rio da Dúvida, um curso d’água cujo destino era até então desconhecido. Atualmente, esse rio é denominado Rio Roosevelt, em honra ao ex-presidente norte-americano Teodoro Roosevelt.

A descoberta não apenas lança nova luz sobre um capítulo significativo da história brasileira e norte-americana, mas também serve para ampliar o legado de figuras que impactaram profundamente a exploração e a compreensão geográfica de territórios então inexplorados.

Por Lourismar Barroso (texto e fotos)
Historiador e escritor.
FONTE: Correio Eletrônico (e-mail) recebido do autor

Nota – A equipe do Ecoamazônia esclarece que o conteúdo e as opiniões expressas nas postagens são de responsabilidade do (s) autor (es) e não refletem, necessariamente, a opinião deste ‘site”, são postados em respeito a pluralidade de ideias    

Relacionadas: