Ambientalistas defendem legalidade de ações do Ibama em reposta a Silas Câmara

MANAUS (AM) – Ambientalistas consultados pela REVISTA CENARIUM AMAZÔNIA criticaram a postura do deputado federal Silas Câmara (Republicanos) que lamentou as operações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que queimam estruturas do garimpo ilegal.

Foto postada em: Ibama

Na avaliação deles, o governo federal, através do Ibama, só está cumprindo a lei, uma vez que o garimpo ocorre dentro de terras indígenas, consideradas invioláveis pelas Constituição do Brasil.

“O garimpo é uma pratica ilegal, portanto, o governo federal precisa fazer cumprir a lei que é impedir a ilegalidade. Ilegalidade essa que é múltipla, pois, não só o minério está sendo extraído de forma ilegal como eles também utilizam o mercúrio que é extremamente tóxico para toda a cadeia da vida naquela região, além disso, os trabalhadores do garimpo não tem seus direitos trabalhistas cumpridos, então são múltiplas ilegalidades ali”, alertou a socioambientalista  Muriel Saragoussi.

Na terça-feira, 29, Silas Câmara chamou de lamentável a atuação do governo federal na calha do rio Madeira, no Amazonas. O discurso foi feito durante sessão plenária da Câmara dos Deputados.

“Hoje sem nenhum aviso, sem nenhum diálogo, estão colocando fogo naquilo que não é apenas a ferramenta de trabalho de homens e mulheres honestos, mas muitos deles também serve como local de moradia dessas pessoas, portanto gente insensível que não tem nenhum compromisso em gerar dignidade e respeito para quem trabalha de forma correta”, discursou o deputado.

Segundo o deputado, na calha do rio Madeira, que compreende os municípios de Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã, Borba e Nova Olinda, há cerca de 6 mil homens e mulheres, pais e mães de família, que atuam diretamente como extrativistas mineral familiar.

Exploração

A socioambientalista, relatou que é preciso ter cuidado de separar os trabalhadores do garimpo dos empresários do garimpo que são os que cometem a maior parte das irregularidades.

“Fato dos garimpeiros estarem nessas péssimas condições de trabalho não é culpa do governo federal e sim culpa dos seus patrões, o governo federal está tentando fazer a lei ser cumprida e tentando fazer com que essas pessoas saiam dessas condições de escravos dos donos e empresários do garimpo. É preciso ter cuidado de separar os trabalhadores do garimpo dos empresários do garimpo que são os que cometem a maior parte das irregularidades”, complementou.

PUBLICADO POR: Ambientalistas defendem legalidade de ações do Ibama em reposta a Silas Câmara – Revista Cenarium 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *