Ações do Exército na Operação Ágata Norte contribuem para a proteção da Amazônia Oriental

Calçoene (AP) – No período de 31 de agosto e 6 de setembro, a 22ª Brigada de Infantaria de Selva realizou a Operação Ágata Norte 2023, em cooperação e coordenação com agências nacionais, na faixa de fronteira da área de responsabilidade da Brigada Foz do Amazonas. O objetivo é combater delitos transfronteiriços e ambientais.

Crédito: CMN

A área de operações da Brigada foi delimitada na porção norte dos estados do Amapá e do Pará, na fronteira do Brasil com a Guiana Francesa e com o Suriname, região caracterizada pela floresta amazônica e presença de unidades de conservação e terras indígenas, com baixa concentração demográfica.

Coordenada pelo Comando Militar do Norte, as atividades reforçam a presença permanente do Exército Brasileiro na defesa e proteção da Amazônia Oriental. A fim de combater os ilícitos e preservar o meio ambiente, foram realizadas ações de patrulhamento fluvial e terrestre, desarticulação de garimpo ilegal, posto de bloqueio e controle de vias e posto de controle e interdição fluvial. A Operação contou, ainda, com o apoio da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e IBAMA.

Na tropa, foram empregados mais de 500 militares das organizações subordinadas à 22ª Brigada de Infantaria de Selva: o 2º Batalhão de Infantaria de Selva, sediado em Belém (PA), o 24º Batalhão de Infantaria de Selva, com sede em São Luis (MA), o Comando de Fronteira Amapá / 34º Batalhão de Infantaria de Selva e a Companhia de Comando da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, ambos de Macapá (AP). A Operação contou, ainda, com 49 (quarenta e nove) viaturas e 10 (dez) embarcações, bem como, o emprego da sua capacidade tecnológica, proporcionando as ligações necessárias para a coordenação e o controle.

Ainda nesse contexto, a “Mão Amiga” do Exército Brasileiro realizou ações humanitárias na região. No dia 5 de setembro, a comunidade de Calçoene (AP) foi assistida pelos militares de saúde, que realizaram 68 atendimentos em clínica médica geral e orientações de saúde, além de 21 atendimentos odontológicos, com orientação de higiene oral, aplicação tópica de flúor, procedimentos de restauração, exodontias e limpeza, finalizando com a distribuição de 73 kits de higiene oral.

A Força Terrestre sempre atua em prol da Amazônia, a fim de manter a integridade do nosso meio ambiente e defesa da soberania nacional.

Fonte: Comando Militar do Norte – Ações do Exército na Operação Ágata Norte contribuem para a proteção da Amazônia Oriental – Noticiário do Exército (eb.mil.br)