Lançamento do livro “Operação Acolhida – a Força-Tarefa Logística Humanitária e o apoio aos migrantes venezuelanos”

Em cerimônia aberta ao público, realizada no auditório da Universidade Federal de Roraima no dia 8 de agosto de 2023, a Operação Acolhida conduziu o lançamento do livro “Operação Acolhida – a Força-Tarefa Logística Humanitária e o apoio aos migrantes venezuelanos”.

A obra, de autoria conjunta do coronel Carlos Daróz e da professora Sabrina Celestino, doutores em História e em Políticas Públicas, respectivamente, foi produzida pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, como resultado de pesquisa realizada à luz da História do Tempo Presente e do estudo das Políticas Públicas.

A Cerimônia de lançamento foi presidida pelo Comandante Militar do Leste, General de Exército Novaes, e contou com a presença do Comandante da Força-Tarefa Logística Humanitária, General de Divisão Helder, do Comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, General de Brigada Paulo Edson, de autoridades civis e militares das esferas federal, estadual e municipal, de integrantes dos organismos da Organização das Nações Unidas ligadas aos direitos humanos e migrações, de representantes de organizações governamentais e não governamentais, e de integrantes do 16º contingente da Operação Acolhida.

A obra é permeada de relatos, entre os que foram acolhidos e os que acolheram, de civis e militares, dos que compunham os contingentes aos que conduziam suas instituições a par e passo com a Operação. É crível que o leitor se transporte ao ambiente e sinta a ponta de sentimentos diversos que permeiam as ações pragmáticas.

O livro tem como propósito registrar o sucesso da resposta do Estado brasileiro à crise migratória e à emergência humanitária, iniciadas a partir de 2018, decorrentes dos problemas socioeconômicos instalados na Venezuela. Atualmente, a Operação Acolhida recebe uma média de 10 mil migrantes venezuelanos, que ingressam no Brasil fugindo da fome e em busca de uma vida melhor.

Baixe o livro gratuitamente: Operação Acolhida – BIBLIEx (eb.mil.br) 

Galeria de fotos

 

FONTE: Correio eletrônico (e-mail) recebido do Autor.

Um comentário em “Lançamento do livro “Operação Acolhida – a Força-Tarefa Logística Humanitária e o apoio aos migrantes venezuelanos””

  1. Parabéns aos autores.
    Importante divulgar o trabalho que está sendo realizado em nossas fronteiras, em acolhimento aos venezuelanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *