Exército Brasileiro participa da Ação Justiça Itinerante Cooperativa na Amazônia legal

São Félix do Xingu (PA) – Entre os dias 17 a 21 de julho, o Comando Militar do Norte (CMN), através da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, prestou apoio à Ação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) “Justiça Itinerante – Cooperativa na Amazônia Legal”, na cidade de São Felix do Xingu, no Pará.

Foto postada por: Exército Brasileiro

A Ação Cívico-Social (ACISO) foi composta por uma equipe militar multidisciplinar, composta por médicos, dentistas, enfermeiros e equipe de apoio, oriundos do 23° Batalhão Logístico de Selva (23º B Log Sl), do 52º Batalhão de Infantaria de Selva e da 6ª Companhia Engenharia Combate de Selva. Nesse contexto, o Exército ofereceu serviços básicos de saúde e instrução de higienização bucal para crianças, contribuindo com a comunidade local. Foram realizados cerca de 200 atendimentos, em consultas médicas e odontológicas.

“Os militares fizeram um serviço excelente tanto no serviço médico quanto no odontológico. Foi um trabalho lindo, muito humanitário e nós estamos muito agradecidos”, destacou a desembargadora, Carmen Izabel Centena Gonzalez.

Caroline Silva, moradora de São Felix do Xingu, foi uma das beneficiadas. Emitiu documentos e ainda recebeu assistência à saúde. “O atendimento aqui foi ótimo. Agradeço a ajuda, pois muitas pessoas precisavam dos serviços. Foi uma ótima oportunidade”, agradeceu.

A Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Maria Pires Weber, acompanhada da Ministra do STF, Cármen Lúcia Antunes Rocha, estiveram presentes na ação. As autoridades visitaram os locais de atendimento, viram as capacidades de prestação de serviços, assim como conversaram com militares técnicos que atuaram na assistência à sociedade local.

“É muito importante essa união de todas as instituições de estado no apoio à população carente aqui dessa região do Xingu. O Exército foi muito profissional, sempre ajudou a justiça eleitoral, tanto nas ações eleitorais quanto nas ações de cidadania”, destacou Valdízio Netto, servidor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), um dos órgãos parceiros da ação.

Segundo o CNJ, a Justiça Itinerante Cooperativa na Amazônia Legal é uma das mais amplas ações conjuntas do Estado Brasileiro, com a participação de 31 órgãos do Sistema de Justiça e do Poder Executivo (federal, estadual e municipal), incluindo a Força Terrestre.

“Uma Ação Cívico Social tem grande relevância para o Exército: é uma oportunidade de demonstrar nosso trabalho junto a sociedade de forma integrada com os demais órgãos públicos, não somente garantindo a defesa de nossas fronteiras, mas também prestando a Mão Amiga aos nossos irmãos da Amazônia Oriental.”, ressaltou Coronel Faustino, o Comandante do 23° Batalhão Logístico de Selva.

Fonte: Comando Militar do Norte, por: 2º Ten Anna Cristina e ST Bílio – VER GALERIA DE FOTOS

PUBLICADO POR: Exército Brasileiro participa da Ação Justiça Itinerante Cooperativa na Amazônia legal – Noticiário do Exército (eb.mil.br) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *