China pesca ilegalmente na Amazônia, diz prefeito: “governo Lula sabe”

O portal de notícias argentino Infobae denunciou em reportagem nesta terça-feira (1º) que barcos chineses têm pescado ilegalmente em águas amazônicas no norte do Brasil.

O veículo, que enviou repórteres à região, publicou uma fotografia na qual alega que pesqueiros do gigante asiático são vistos na costa do Estado do Pará.

A pesca ilegal, não declarada e não regulamentada por barcos da China na América do Sul não é fato novo. A prática, repetidamente vista no continente, implica violação de soberania e risco ambiental.

Autoridades locais que confirmaram o noticiado dizem que há mais efeitos prejudiciais.

O prefeito Carlos Gouvêa, do município de Soure — que fica na ilha de Marajó, na costa do Pará —  diz que isso afeta severamente os esforços estaduais e municipais para desenvolver uma economia sustentável.

Ouvido pelo Infobae, ele afirmou que o assunto deve ser tratado a nível federal.

“Não discutimos isso diretamente com Lula, mas o governo sabe que isso está acontecendo”, disse Gouvêa.

O prefeito acrescentou que a Guiana Francesa, país vizinho, “tem uma estrutura melhor para combater esse flagelo” e impedir que navios chineses cheguem perto de sua costa, “mas aqui na região de Marajó no Brasil, eles fazem, chegam muito perto das nossas costas com aquelas redes que arrastam os peixes”.

POR RENATO PERNAMBUCANOMarcos Schotgues contribuiu com está notícia.

ÍNTEGRA DO TEXTO E FOTOS DISPONÍVEIS EM: China pesca ilegalmente na Amazônia, diz prefeito: “governo Lula sabe” | coleta | água | promove | Epoch Times Brasil 

Relacionadas:

NOTA – A equipe do EcoAmazônia esclarece que o conteúdo e as opiniões expressas nas postagens são de responsabilidade do (s) autor (es) e não refletem, necessariamente, a opinião deste ‘site”, são postados em respeito a pluralidade de ideias.