Para ajudar no enfrentamento dos efeitos da seca, Censipam promove 1º Seminário de Hidrologia da Amazônia

Brasília (DF), 22/06/2023 – Entre os dias 27 e 29 de junho, o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) realiza o 1º Seminário de Hidrologia, no Instituto Federal de Rondônia, em Porto Velho. O evento fomenta a troca de conhecimentos, ideias e experiências sobre eventos hidrometeorológicos severos, causas e consequências para a Amazônia. As discussões contribuem para o planejamento de ações preventivas por estados e municípios.

A primeira palestra da conferência, ministrada pelo Analista em Ciência e Tecnologia do Censipam, Flávio Altieri, abordará o SipamHidro, plataforma digital capaz de proporcionar informações e conhecimento sobre riscos ambientais, tais como enchentes, inundações e tempestades severas, às populações ribeirinhas e aos grandes centros urbanos da Amazônia.

No último dia, haverá uma série de mesas-redondas com o tema “Pré-Seca – Análise e Prognóstico para 2023”, que discutirão, entre outros assuntos, a previsão climática na Amazônia Legal para o próximo trimestre (julho a setembro). O encerramento do seminário ocorrerá com dois minicursos: Noções Básicas de Hidrologia e Uso/Aplicação da Plataforma SipamHidro, e Introdução ao Uso de Sensoriamento Remoto para Obtenção de Altitudes Ortométricas dos Níveis dos Rios.

Participam do evento integrantes dos países-membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), organização formada pelos oito países amazônicos – Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, que assinaram o Tratado de Cooperação Amazônica (TCA). Além desses, o seminário reúne, ainda, comunidade científica e profissional do Brasil dos setores público e privado, além da sociedade civil e de organizações intergovernamentais.

O 1º Seminário de Hidrologia será transmitido ao vivo, no canal do Censipam no YouTube. Para participar presencialmente, os interessados devem inscrever-se no site do Censipam, onde terão acesso a mais informações.

Por Rízia Rocha e Mariana Alvarenga

Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa (MD) – Para ajudar no enfrentamento dos efeitos da seca, Censipam promove 1º Seminário de Hidrologia da Amazônia — Ministério da Defesa (www.gov.br)