Avança Acordo de Cooperação Técnica que beneficia população indígena do Alto Rio Negro (AM)

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), em parceria com a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN) e o Instituto Socioambiental (ISA) avançam na construção de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nas áreas de gestão e proteção ambiental e de sustentabilidade em Terras Indígenas da região do Alto Rio Negro, estado do Amazonas. Nesta quarta-feira (24), representantes das instituições envolvidas estiveram reunidos na sede da Fundação em Brasília (DF) para debater aspectos da iniciativa.

Foto: Matheus Filipe – Funai

Na ocasião, a diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável da Funai, Lucia Alberta Andrade, destacou a importância da parceria para avançar na implementação de ações indigenistas e informou sobre a recriação do Comitê Gestor da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI), prevista para o mês de junho. O ACT a ser firmado entre as três instituições prevê ações conforme estabelece a PNGATI, que é uma política pública voltada à proteção dos territórios indígenas alinhada a projetos de desenvolvimento sustentável.

O coordenador-geral de Promoção da Cidadania da Fundação, André Ramos, citou a antiga parceria com o Instituto Federal do Amazonas (IFAM) em projetos de educação profissional para a população indígena do Alto Rio Negro. Para a coordenadora regional da Funai em São Gabriel da Cachoeira (AM), Maria do Rosário Martins, o ACT tem o potencial de promover a reformulação da oferta de cursos profissionalizantes e de ensino superior por meio da consulta a estudantes indígenas e acadêmicos que trabalham na região.

Esta foi a primeira reunião de uma série de encontros entre as entidades parceiras na elaboração do ACT. Também estiveram presentes o coordenador-geral de Gestão Ambiental da Funai, Francisco Itamar Gonçalves e o coordenador-geral de Promoção ao Etnodesenvolvimento, José Augusto Lopes. Pela FOIRN participaram o presidente da entidade, Marivelton Rodrigues Barroso; a advogada, Franciene Cordeiro, e o advogado, Adriano de Oliveira. Representaram o ISA a advogada, Renata Vieira, e o antropólogo, Renato Martelli.

Assessoria de Comunicação / Funai – Avança Acordo de Cooperação Técnica que beneficia população indígena do Alto Rio Negro (AM) — Fundação Nacional dos Povos Indígenas (www.gov.br)