Mais um avião é destruído após fim dos corredores aéreos nas Terras Yanomami

Tráfego irregular foi observado pelo controle de defesa aérea no dia 14/04, demonstrando a eficácia das ações na região

Foto: Força Aérea Brasileira FAB

Em mais uma ação integrada envolvendo a Força Aérea Brasileira (FAB) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), uma aeronave irregular foi destruída, no dia 14/04, na área da Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA) no espaço aéreo da Região Norte.

Uma aeronave E-99 da FAB identificou um avião voando irregularmente na região e um caça A-29 Super Tucano, também da FAB, foi acionado para realizar a missão de Alerta em Voo. O caça primeiramente realizou acompanhamento discreto, identificando sua matrícula e confirmando que se tratava de voo ilícito. Ainda sob monitoramento das aeronaves da FAB, o avião pousou em uma área de garimpo, decolou e deslocou-se para outra área de pouso.

Durante toda a ação, um helicóptero H-36 Caracal da FAB também estava acionado para transportar os agentes do IBAMA até o local do último pouso, em uma pista não homologada em Roraima (RR), onde realizaram a destruição do avião irregular. Os tripulantes fugiram antes da chegada dos agentes.

A missão, que acontece após a desativação dos corredores aéreos legais nas Terras Indígenas Yanomami (TIY), foi deflagrada a partir de ações de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR) da Força Aérea Brasileira.

Ao longo da sexta-feira (14/04), apenas esse tráfego irregular foi observado pelo controle de defesa aérea, demonstrando a eficácia das ações na região. A FAB trabalha diuturnamente na garantia da soberania do espaço aéreo brasileiro.

Fotos: FAB
Fonte: Agência Força Aérea
Edição: Agência Força Aérea, por Aspirante Gabrielle Varela – Mais um avião é destruído após fim dos corredores aéreos nas Terras Yanomami – Força Aérea Brasileira (fab.mil.br)