Comando Operacional Conjunto Amazônia realiza evacuação de criança yanomami

A evacuação da criança yanomami foi realizada com sucesso por Esquadrão da FAB

Foto postada em Força Aérea Brasileira FAB

Em decorrência de doença respiratória, uma criança yanomami, com cerca de um ano de vida, necessitou com urgência de evacuação aeromédica, na noite dessa quarta-feira (05/04). A operação foi executada pelo Comando Operacional Conjunto Amazônia (Cmdo Op Cj Amz), por meio do 5º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação (5º/8º GAv) da Força Aérea Brasileira (FAB), a bordo da aeronave H-60L Black Hawk. O deslocamento foi realizado de Surucucu à Base Aérea de Boa Vista (BABV).

De acordo com os tripulantes da aeronave, a criança recebeu os primeiros atendimentos no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), instalado em Surucucu. Porém, devido à impossibilidade de atendimento adequado, naquele dia, por parte da Unidade, foi necessário o acionamento do Esquadrão, que se encontrava nas proximidades.

O 5°/8° GAv, designado à entrega de cestas básicas na data do fato, recebeu o acionamento por volta das 18h, momento em que havia encerrado suas atividades e efetuava o retorno à BABV. Apesar das dificuldades impostas pela escuridão, já que a pista de Surucucu não possui iluminação para operação noturna, a evacuação foi bem sucedida em virtude da utilização do equipamento de visão noturna, o NVG (do inglês, Night Vision Goggles).

“É um sentimento ímpar poder ajudar a comunidade indígena que está necessitada. A gente treina justamente pra isso, para quando a população precisar, a gente estar pronto pra cumprir a missão, independente do horário e da situação em que esse pessoal estiver”, expressou ao participar do resgate, o Tenente Thiago Henrique Pereira da Silva, do 5°/8° GAv.

A ação rápida do Esquadrão permitiu o cumprimento da missão. A aeronave decolou de Surucucu por volta de 19h40 e chegou a Boa Vista após uma hora e meia de viagem. Deslocamento é considerado célere, levando em consideração as condições, a distância e o horário. Ao chegar à BABV, a criança, acompanhada da mãe, da irmã e assistida por uma médica cedida pelo DSEI, foi encaminhada, pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), ao Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA).

Fotos: Sargento Mônica / CECOMSAER ;  e 5°/8° GAv
Fonte: Agência Força Aérea, por Redação
Edição: Agência Força Aérea – Revisão: Por Coronel Av. Pinheiro
PUBLICADO POR: Comando Operacional Conjunto Amazônia realiza evacuação de criança yanomami – Força Aérea Brasileira (fab.mil.br)