Ibama embarga área equivalente a 1,5 mil campos de futebol desmatada ilegalmente no Amazonas

Manaus (02/03/2023) – Operação do Ibama em conjunto com a Força Nacional para combater o desmatamento ilegal no entorno das rodovias BR-230 e BR-319, próximo aos municípios de Boca do Acre (AM) e de Humaitá (AM), resultou no embargo de 1.478 hectares, área equivalente a aproximadamente 1.500 campos de futebol, e na aplicação de R$ 7 milhões em multas ambientais.

A partir de denúncias, agentes ambientais flagraram atividade de desmate sem autorização. O maquinário usado pelos infratores foi apreendido.

Dados armazenados em sistemas oficiais de controle revelaram a realização de transferências indevidas de créditos florestais entre empresas por meio da simulação de vendas e transporte de madeira. “Isso é feito como forma de acobertar madeira de origem ilegal, como aquelas extraídas de áreas protegidas ou sem autorização para manejo florestal”, disse o agente ambiental Weverton Sobral.

A operação foi realizada com o objetivo de assegurar a presença institucional em regiões situadas no arco do desmatamento e estimular práticas sustentáveis em relação a produtos de base florestal.

Assessoria de Comunicação do Ibama – Ibama embarga área equivalente a 1,5 mil campos de futebol desmatada ilegalmente no Amazonas — Ibama (www.gov.br)