Ibama e ICMBio apreendem 2,4 mil metros cúbicos de madeira e duas balsas no PA

Comboio carregado de espécies nativas seguia para serraria pelo rio Amazonas sem licença para transporte

Foto postada em: IBAMA

Belém (21/03/2023) – O Ibama, em conjunto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) de Porto de Moz apreendeu em março 2,4 mil metros cúbicos de madeira em toras de espécies nativas no norte do Pará. O material estava em balsas que seguiam pero Rio Amazonas rumo a uma serraria localizada nas proximidades de Belém (PA). A empresa responsável pelo comboio foi autuada em R$ 750 mil.

Entre as toras, foram identificadas espécies como angelim-pedra, cumaru, jatobá, oiticica, angico, quarubarana, mirindiba e sucupira. Apenas uma das embarcações possuía licença para transporte da carga.

Os agentes ambientais constataram que algumas das espécies levadas pelo comboio não constavam nos documentos apresentados e que o volume de madeira informado na documentação correspondia aproximadamente à metade do que foi encontrado nas balsas.

Diante das irregularidades, a equipe de fiscalização apreendeu as balsas e o barco empurrador.

A madeira confiscada foi doada à Prefeitura Municipal de Porto de Moz. Os itens apreendidos totalizam cerca de R$ 3,2 milhões. “O ICMBio foi imprescindível para o sucesso da operação do Ibama, com fornecimento de logística, conhecimento do terreno e disponibilização de servidores para auxílio no cálculo de volume da madeira”, disse o agente ambiental do Ibama Ramon Teobaldo.

A apreensão de madeira ocorreu durante operação voltada para a fiscalização de pesca durante o defeso na bacia do Amazonas.

Assessoria de Comunicação do Ibama – Ibama e ICMBio apreendem 2,4 mil metros cúbicos de madeira e duas balsas no PA — Ibama (www.gov.br)