A Terceira Margem – Parte DLXIII

Jornada Pantaneira 

A Retirada da Laguna – Episódio da Guerra do Paraguai

A Retirada da Laguna –Parte I

À Sua Majestade o Senhor Dom Pedro II, Imperador do Brasil

Senhor,

Ao se render Uruguaiana, inaugurou Vossa Majesta­de, na América do Sul, a guerra humanitária, a que aos prisioneiros poupa e salva, trata feridos inimigos com os desvelos dispensados aos compatriotas, a que, considerando a efusão de sangue humano de­plorável contingência, aos povos apenas impõe os sacrifícios indispensáveis ao sólido estabelecimento da paz. E, principalmente sob este ponto de vista, que ouso achar-me autorizado a colocar sob o au­gusto patrocínio imperial a singela narrativa da Reti­rada da Laguna, obra de constância e da disciplina, em que os oficiais de Vossa Majestade, devendo de­fender, por entre obstáculos os mais diversos, as bandeiras e os canhões a eles confiados, jamais cessaram, quanto lhes foi possível, de conter o legí­timo desforço de bizarros soldados, exasperados pelo furores do inimigo, e obstar à crueldade tradicional de auxiliares índios, vingativos como soem ser. É este reflexo de um grande ato de iniciativa soberana, a mais bela recordação que jamais poderemos entre camaradas invocar; cabe-nos a honra de a Vossa Majestade dedicá-la.

De Vossa Majestade Imperial

Súdito e servidor, muito humilde e obediente,

Alfredo d’Escragnolle Taunay

Prólogo

É o assunto deste volume a série de provações por que passou a Expedição brasileira, em operações ao Sul de Mato Grosso, no recuo efetuado desde a Laguna, a três e meia léguas do Rio Apa, fronteira do Paraguai, até o Rio Aquidauana, em território brasileiro, trinta e nove léguas, ao todo, percorridas em trinta e cinco dias de dolorosa recordação.

Devo esta narrativa a todos os meus irmãos de sofrimento, aos mortos ainda mais do que aos vivos. Em todas as épocas largo interesse se ligou às Retiradas, não só por constituírem operações de guerra difíceis e perigosas, como nenhuma outra, mas ainda porque os que as executam, já sem entusiasmo nem esperanças, frequentemente entregues ao desânimo, ao arrependimento de erros ou das consequências de erros, precisam arrancar ao espírito, assim preocupado, os meios de enfrentar a fortuna adversa, que a cada passo os ameaça, com todos os seus rigores.

Em tais contingências requer-se o verdadeiro cabo de guerra: ali há de se lhe revelar o característico essencial: a inabalável constância. Vive a Retirada dos Dez Mil em todas as memórias. Colocou Xenofante na plana dos primeiros capitães.

Nos tempos modernos vários ocorreram não menos notáveis: a de Altenheim, pelo Marechal de Lorge, após a morte de Turenne, seu tio, e que ao grande Condé fez declarar que lha invejava; a de Praga, enaltecedora da nomeada do Conde de Belle Isle: a de Plaffenhofen, por Moreau, tida como um dos mais belos jeitos d’armas, efetuados por Turenne; já em nossos dias: a de Talavera, que levou Lorde Wellington, triunfante, a Lisboa; a que honrou o funesto regresso de Moscou e em que o Príncipe Eugênio e o Marechal Ney rivalizaram, em heroísmo; a de Constantina pelo Marechal Clausel e outras menos célebres; mas que, no entanto, pela variedade dos perigos e das misérias, chamam a atenção da história.

Resta-nos solicitar a maior indulgência para esta narrativa cujo único mérito pretende ser o dos fatos expostos.

Tiramo-los de um diário escrito em campanha.

Assim nela hão de abundar as incorreções, demasias e repetições; cremos dever deixá-las; são indícios da presença da verdade.

Alfredo D’Escragnolle Taunay.

Rio de Janeiro, outubro de 1868.

Roteiro das Forças Expedicionárias – Copia

I

Formação de um Corpo de Exército Destinado a Atuar, Pelo Norte, Sobre o Alto Paraguai. Distâncias e Dificuldades de Organização.

Para dar uma ideia, um tanto exata, dos lugares onde, em 1867, ocorreram os acontecimentos cuja narrativa se vai ler, convém lembrar que, ao finalizar de 1864, havendo o Paraguai atacado e invadido, simultaneamente, o Império do Brasil e a República Argentina, achavam-se, decorridos dois anos, após tal investida, reduzido a defender o próprio território, invadido do lado do Sul, pelas forças conjuntas das duas potências aliadas, a quem coadjuvava pequeno contingente de tropas da República do Uruguai.

Ao Sul oferecia o caudaloso Paraguai mais vantagens à expugnação da Fortaleza de Humaitá, que, pela posição especial, se convertera na chave estratégica do país, assumindo, nesta porfia encarniçada, a im­portância de Sebastopol, na Campanha da Crimeia. Ao Norte, do lado de Mato Grosso, eram as operações infinitamente mais difíceis, não só porque ocorriam a milhares de quilômetros do litoral atlântico, onde se concentram todos os recursos do Brasil, como ainda por causa das inundações do Rio Paraguai, que cortando na parte superior do curso terras baixas e planas, transborda anualmente, a submergir então regiões extensíssimas.

Consistia o plano de ataque mais natural em subir as águas do Paraguai, do lado da Argentina, até o coração da república inimiga e, do Brasil, descê-las a partir de Cuiabá, a capital mato-grossense que os paraguaios não haviam ocupado.

Teria impedido à guerra arrastar-se durante cinco anos consecutivos esta conjugação de esforços simultâneos. Mas era-lhe a realização extraordina­riamente difícil, devido às enormes distâncias a transpor. Basta lançar os olhos sobre um mapa da América do Sul e examinar o interior do Brasil, em grande parte desabitado, para que qualquer observador de tal se convença logo.

No momento em que se enceta esta narrativa, estava, pois, a atenção geral das potências aliadas quase exclusivamente voltada para o Sul, para as operações de guerra, travadas em torno de Curupaiti e Humaitá.

Quanto ao plano primitivo fora ele mais ou menos abandonado; quando muito ia servir de pretexto a que se infligissem as mais terríveis provações a uma pequena coluna expedicionária, quase perdida nos imensos e desertos sertões brasileiros.

Em 1865, ao arrebentar a guerra que Francisco Solano Lopes, o Presidente do Paraguai, na América do Sul suscitara sem maior motivo do que os ditames da ambição pessoal; quando muito a invocar o vão pretexto da manutenção do equilíbrio interna­cional – o Brasil, obrigado a defender honra e direi­tos, dispôs-se, denodadamente, para a luta. A fim de reagir contra o inimigo, em todos os pontos onde podia enfrentá-lo, o plano da invasão do Paraguai Setentrional acudiu naturalmente a todos os espíritos; preparou-se uma Expedição para este fim. Não foi infelizmente este projeto de diversão ([1]) realizado nas proporções que sua importância exigia; e, mais infelizmente ainda, os contingentes acessó­rios sobre os quais contávamos, para avolumar o Corpo de Exército Expedicionário, durante a longa jornada através de São Paulo e Minas Gerais, falharam em grande parte ou desapareceram devido a cruel epidemia de varíola e as deserções que esta provocou.

Marchou-se lentamente: provinha a demora de muitas causas, sobretudo da dificuldade do abaste­cimento de víveres. Foi somente em julho [partira do Rio de Janeiro em abril] que a coluna pôde organizar-se em Uberaba, chegando-lhe os quadros a atingir cerca de três mil homens. Reforçavam-na vários Batalhões que, de Ouro Preto, trouxera o Coronel José Antônio da Fonseca Galvão. Não sendo esta força ainda suficiente para uma ofensiva, seu Comandante, Manuel Pedro Drago, encaminhou-a para a capital de Mato Grosso, a fim de avolumá-la. Assim se adiantou em direção ao Noroeste, até as margens do Paranaíba, quando ali recebeu peremptórias ordens do governo, levando-lhe instruções formais de marchar para o Distrito de Miranda, então ocupado pelo inimigo.

Tal injunção, no ponto a que chegávamos, impunha como forçado corolário obrigar-nos a descer em direção ao Rio Coxim e a contornar em seguida a Serra de Maracaju, por sua base Ocidental, anual­mente invadida pelas águas do Paraguai. Assim, pois, estava a Expedição condenada a atravessar extensíssima região infestada pelas febres palustres.

A 20 de dezembro, atingiu o Coxim, ainda sob o comando do Coronel Galvão, recentemente investido da chefia e, pouco depois, graduado em Brigadeiro. Embora sem valor algum estratégico, tinha pelo me­nos o acampamento do Coxim uma altitude que lhe garantia a salubridade.

Não tardou, porém, que a enchente havendo-o ilhado e isolado, ali passasse a força pelas mais cruéis privações, sofrendo até fome.

Após longas hesitações, forçoso se tornou romper ao acaso, através do pestilento pantanal, onde a coluna foi, desde o princípio, provada pelas febres.

Uma das primeiras vítimas veio a ser o próprio e infeliz Chefe, falecido à margem do Rio Negro.

Afinal, arrastando-se penosamente, conseguiu atingir a povoação de Miranda a 396 quilômetros para o Sul.

Aí uma epidemia climática de novo gênero, a paralisia reflexa, ou beribéri, afligiu-a, dizimando-a ainda mais.

Dois anos quase haviam decorrido, desde a nossa partida do Rio de Janeiro. Lentamente descrevê­ramos imenso circuito de dois mil cento e doze quilômetros.

E já um terço de nossa gente perecera. (TAUNAY, 1874) (Continua…)

A Retirada da Laguna (Álvaro Marins)

Por Hiram Reis e Silva (*), Bagé, 22.03.2023 – um Canoeiro eternamente em busca da Terceira Margem.

Bibliografia 

TAUNAY, Alfredo de Escragnolle. A Retirada da Laguna: Episódio da Guerra do Paraguai – Brasil – Rio de Janeiro, RJ – Tipografia Americana, 1874.

(*) Hiram Reis e Silva é Canoeiro, Coronel de Engenharia, Analista de Sistemas, Professor, Palestrante, Historiador, Escritor e Colunista;  

  • Campeão do II Circuito de Canoagem do Mato Grosso do Sul (1989)
  • Ex-Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA);
  • Ex-Pesquisador do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx);
  • Ex-Presidente do Instituto dos Docentes do Magistério Militar – RS (IDMM – RS);
  • Ex-Membro do 4° Grupamento de Engenharia do Comando Militar do Sul (CMS)
  • Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS);
  • Membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil – RS (AHIMTB – RS);
  • Membro do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul (IHTRGS – RS);
  • Membro da Academia de Letras do Estado de Rondônia (ACLER – RO)
  • Membro da Academia Vilhenense de Letras (AVL – RO);
  • Comendador da Academia Maçônica de Letras do Rio Grande do Sul (AMLERS)
  • Colaborador Emérito da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG).
  • Colaborador Emérito da Liga de Defesa Nacional (LDN).
  • E-mail: hiramrsilva@gmail.com.

[1]    Diversão: manobra falsa que tem por objetivo desviar a atenção do inimigo. (Hiram Reis)   

Nota – A equipe do EcoAmazônia esclarece que o conteúdo e as opiniões expressas nas postagens são de responsabilidade do (s) autor (es) e não refletem, necessariamente, a opinião deste ‘site”, são postados em respeito a pluralidade de ideias