Yanomami: mais de 75 toneladas de mantimentos transportados pelas FA

Brasília, 03/02/2022 – As Forças Armadas, sob coordenação do Ministério da Defesa, apoiam os Yanomamis desde o dia 21 de janeiro. Até o momento, mais de 75 toneladas de mantimentos e remédios foram transportados pelos militares, além de 3.875 cestas básicas entregues. O hospital de campanha montado pela Força Aérea Brasileira (FAB) já realizou cerca de 600 atendimentos. Com os meios aéreos empregados, mais de 338 horas de voo foram cumpridas.

Para o deslocamento aéreo de pessoal e carga, foram mobilizadas cinco aeronaves (C-98 Caravan, C-97 Brasília, C-105 Amazonas, C-130 Hércules e KC-390 Millennium). Também o helicóptero H-60L Black Hawk, único meio capaz de chegar às aldeias indígenas do território Yanomami, devido às condições de infraestrutura da região.

Para transportar alimentos e medicamentos em grande quantidade e em curto espaço de tempo, o Exército e a Força Aérea atuam em conjunto, com lançamento aéreo das cargas e uso de paraquedas. Os materiais chegam a Base Aérea de Boa Vista, em Roraima, e, após triagem e embalagem, são acomodados nos aviões para lançamento em área específica da comunidade de Surucucu. Com essa logística, mais de 40 toneladas foram lançadas. Os donativos são transportados de helicóptero até às aldeias.

Na vertente humanitária, em apoio ao Ministério da Saúde, os militares atuam no hospital de campanha. A Unidade conta com uma equipe multidisciplinar de médicos, além de leitos de internação, ambulâncias e a capacidade de realizar exames laboratoriais. Já foram efetuadas 37 evacuações aeromédicas.

Por Carolina Militão e Isabela Nóbrega
Fotos: Divulgação FAB
Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa (MD) – Yanomamis: mais de 75 toneladas de mantimentos transportados pelas FA — Ministério da Defesa (www.gov.br)