Entenda como o garimpo ilegal afeta a saúde, a integridade física e a cultura do povo Yanomami

Segundo pesquisador, indígenas vivem cenário de guerra, sendo refugiados dentro de seu próprio território

Rios contaminados pela atuação do garimpo ilegal na região do Surucucu, dentro da Terra Indígena Yanomami, avistados em sobrevoo da FAB – Fernando Frazão/Agência Brasil

Tarde Nacional – Amazônia falou sobre a grave crise humanitária enfrentada pelo povo indígena Yanomami no Brasil. O entrevistado foi o pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, Paulo César Basta.

Ele explicou de que forma os garimpos ilegais afetam a saúde, a integridade física e a cultura desse povo indígena. Segundo Basta, tudo começa com a derrubada da cobertura vegetal, o que faz com que os animais fujam, levando a um escasseamento da caça. Depois, os grandes buracos feitos no solo se tornam locais propícios à reprodução dos mosquitos, o que eleva o número de doenças como malária, leishmaniose e outras arboviroses. Além disso, segundo o pesquisador, os garimpeiros mudam os cursos dos rios, cujas águas acabam contaminadas pelo mercúrio, assim como os peixes e toda a cadeia da fauna local.

Paulo Basta relatou, ainda, que o contato direto com os garimpeiros acaba levando ao comércio de alimentos ultra processados nas aldeias, gerando uma alteração dos padrões alimentares. Da mesma forma, ocorre a distribuição, por parte dos garimpeiros, de álcool e drogas nas aldeias, tornando o ambiente propício a outras violências, como estupros de mulheres e crianças.

Segundo pesquisador, os indígenas vivem um cenário de guerra, sendo refugiados dentro de seu próprio território. Além das cenas de abandono que chocaram o mundo, ele ressaltou de que forma toda essa devastação afeta a maneira desse povo indígena se relacionar com a natureza.

Ouça a entrevista completa no player acima.

O programa Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya. PUBLICADO EM: EBC RÁDIOS – Entenda como o garimpo ilegal afeta a saúde, a integridade física e a cultura do povo Yanomami | EBC Rádios