55ª Tertúlia Portugal – Brasil

Será realizada no próximo dia 25 de fevereiro de 2023, sábado, a 55ª Tertúlia Portugal – Brasil, sob o tema: ”Os Uniformes do Conde de Lippe: Enigma Português, Solução Brasileira”, tendo como convidado “Pedro Soares Branco”. 

O grupo de trabalho transnacional, capitaneado pelo Prof. Dr. Cesar Bargo Perez e pelo Cel. Elcio Secomandi, por parte do Brasil, e pelo Major General Rui Moura, por parte de Portugal, CONVIDA para a 55ª Tertúlia Portugal – Brasil:

55ª TERTÚLIA PORTUGAL – BRASIL
SÁBADO, dia 25 de fevereiro de 2023,
21h00 – 22h40 (horário de Lisboa) / 18h00 – 19h40 (horário de Brasília),

TEMA: “Os Uniformes do Conde de Lippe: Enigma Português, Solução Brasileira”

Apresentação: “Pedro Soares Branco”

Plataforma Zoom: https://us02web.zoom.us/j/6164543465

Canal das Tertúlias no YouTube:   https://www.youtube.com/TertuliasPortugalBrasil

Canal de Podcasts: https://anchor.fm/tertuliasportugalbrasil

Sobre o convidado: 

Pedro Soares Branco – Assistente Hospitalar Graduado Sénior de Medicina Física e de Reabilitação; Director Clínico do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central.
Doutorado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa; Professor Associado Convidado da NOVA Medical School/Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, com a Regência da Unidade Curricular de História da Medicina.
Autor e/ou Coordenador de mais de uma centena de trabalhos médicos comunicados e publicados, entre os quais diversos livros.
Membro da Academia Nacional de Belas Artes. Consultor de Uniformologia da Biblioteca do Exército, Museu de Angra do Heroísmo, Museu Militar de Lisboa e Palácio Nacional da Ajuda. Autor e/ou colaborador em diversos livros e artigos, nacionais e internacionais, sobre Uniformologia e História Militar Portuguesa. Condecorado com a Medalha de Dom Afonso Henriques – Mérito do Exército, de 1ª Classe.

Resumo da Comunicação:  

O ano de 1764 foi determinante para a história dos uniformes militares portugueses, por corresponder à adopção dum novo plano de uniformes, que ficariam conhecidos como “do Conde de Lippe”. Wilhelm Friedrich Ernst, Conde de Schaumburg-Lippe (1724-1777) foi nomeado Marechal General do Exército Português por decreto de 3 de Julho de 1762 e comandou as forças luso-britânicas durante a fase final da Guerra dos Sete Anos (1756-1763). Assinada a paz, a 7 de Março de 1763, permaneceu em Portugal, levando a cabo uma profunda reorganização do exército.
Foi neste contexto que foi adoptado um plano de uniformes que marcaria a aparência dos militares portugueses até às vésperas das invasões francesas. Este assentava num texto legislativo, o Alvará de 24 de março de 1764, impresso e largamente difundido, mas que não continha quaisquer figurinos, remetendo para dois livros “iluminados e calculados”, um para a Corte e o outro para o Arsenal Real.
Como é óbvio, não é possível compreender os “uniformes do Conde de Lippe” sem ter acesso às iluminuras desses livros. Pelo menos desde finais do Século XIX, este foi seguramente o maior enigma da uniformologia portuguesa, que ainda perdurava no início do Século XXI.
E, quando já ninguém esperava, algo de extraordinário aconteceu: em 2017 surgiu online um livro manuscrito, conservado na Biblioteca Nacional de Espanha (BNE) que poderia corresponder a um daqueles dois livros “iluminados e calculados”. Era porém necessário provar, de forma inequívoca, que o livro da BNE se associava, de facto, ao Alvará de 24 de Março de 1764. E, para resolver este grande mistério português, surgiu uma solução brasileira…

AS TERTÚLIAS JÁ REALIZADAS ESTÃO DISPONÍVEIS NO CANAL DO YOUTUBE:    TERTÚLIAS PORTUGAL BRASIL   

Comissão Organizadora do Projeto Tertúlias Portugal-Brasil: 

      • Major General Rui Moura, Reserva do Exército de Portugal;
      • Prof. Dr. Cesar Bargo Perez, Pesquisador da Universidade Católica de Santos; e
      • Cel Rfm/EB Elcio R. Secomandi, Pesquisador e Professor Emérito da Universidade Católica de Santos