35ª Tertúlia Portugal – Brasil

Será realizada no próximo dia 5 de março de 2022, sábado, a 35ª Tertúlia Portugal Brasil, sob o tema: “O Brasil na Guerra Peninsular: a sua importância para o sucesso da Estratégia Global e das Estratégias Gerais de Portugal”, tendo como convidado o MGen João Vieira Borges.

O grupo de trabalho transnacional, capitaneado pelo Prof. Dr. Cesar Bargo Perez e pelo Cel. Elcio Secomandi, por parte do Brasil, e pelo General Rui Moura, por parte de Portugal, CONVIDA para a 35ª Tertúlia Portugal Brasil:

35ª TERTÚLIA PORTUGAL-BRASIL
SÁBADO, dia 5 de março de 2022,
21h00 – 22h40 (horário de Lisboa) / 18h00 – 19h40 (horário de Brasília),

TEMA: “O Brasil na Guerra Peninsular: a sua importância para o sucesso da Estratégia Global e das Estratégias Gerais de Portugal”

Apresentação: MGen João Vieira Borges

Plataforma Zoom: https://us02web.zoom.us/j/6164543465

Canal das Tertúlias no YouTube: https://www.youtube.com/TertuliasPortugalBrasil
Canal de Podcasts:
https://anchor.fm/tertuliasportugalbrasil   

Resumo de Comunicação
A Guerra Peninsular, dominada pela guerra global entre as potências marítima (Inglaterra) e continental (França), foi marcada pela opção estratégica da transferência da capital e da corte de Lisboa para o Rio de Janeiro, preservando a independência do Reino. Neste sentido, o Brasil teve um papel muito importante no âmbito de uma ação estratégica global, que contemplou a coordenação entre as diferentes estratégias gerais de Portugal, e que resultaria no sucesso da manutenção de uma independência nunca perdida e na consolidação das fronteiras portuguesas na Europa e na América do Sul.

Sobre o convidado
O Major-General do Exército, João Vieira Borges, é presidente da Comissão Portuguesa de História Militar (CPHM), professor no Instituto Universitário Militar (IUM), conferencista, membro do Grupo de Trabalho do Conceito Estratégico de Defesa Nacional (GT CEDN) e coordenador científico e docente do curso Strategy and Safety, no âmbito da UNESCO. Doutorado em “Ciências Sociais” e mestre em “Estratégia” e em “Ciências Militares”, foi instrutor, professor, oficial de estado-maior, assessor e comandante de várias unidades, com destaque para a Academia Militar (2016-2020). É “Académico Honorário da Academia Portuguesa da História” e “Associado Honorário do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil”, autor e co-autor de 26 livros e de cerca de 160 artigos nas áreas da Estratégia, História Militar e Segurança e Defesa. Foi agraciado com várias condecorações, de que se destaca a de “Grande-Oficial da Ordem Militar de Avis”.

AS TERTÚLIAS JÁ REALIZADAS ESTÃO DISPONÍVEIS NO CANAL DO YOUTUBE:    TERTÚLIAS PORTUGAL BRASIL 

Comissão Organizadora do Projeto Tertúlia Portugal-Brasil:
– Major General Rui Moura, Reserva do Exército de Portugal;
– Prof. Dr. Cesar Bargo Perez, Pesquisador da Universidade Católica de Santos; e
– Cel Rfm/EB Elcio R. Secomandi, Pesquisador e Professor Emérito da Universidade Católica de Santos