Série aborda os Modos de Fazer Cuias do Baixo Amazonas

“Modos de Olhar: Patrimônio Imaterial Paraense” é fruto da parceria entre a Universidade Federal do Pará (UFPA) e Iphan

Foto: Camila Giusti / postada em: IPHAN

No terceiro episódio da série audiovisual Modos de Olhar: Patrimônio Imaterial Paraense, os Modos de Fazer Cuias do Baixo Amazonas são os protagonistas. Inscrito no Livro de Registro dos Saberes, em 2015, a prática artesanal de comunidades ribeirinhas da região é tema do curta-metragem produzido pelo Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual (Visagem), da Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo.

Praticado predominantemente por mulheres, os Modos de Fazer Cuias do Baixo Amazonas aproveitam os recursos naturais disponíveis para a produção do artesanato. De acordo com o Departamento do Patrimônio Imaterial (DPI) do Iphan, a produção das cuias não é feita exclusivamente com fins comerciais, mas é também atividade fundamental na manutenção de laços de solidariedade nos grupos e fonte de inspiração e pertencimento para muitas mulheres.

No total, a série é composta por quatro episódios. O primeiro trouxe o Carimbó como tema central. O segundo foi focado na Roda de Capoeira e Ofício dos Mestres de Capoeira e o quarto e último episódio trará o conteúdo sobre a Festividade do Glorioso São Sebastião. Os episódios foram dirigidos pelos próprios detentores.

Assista no Youtube: Modos de Olhar: Patrimônio Imaterial Paraense – Episódio 3 –  Modos de Fazer Cuias do Baixo Amazonas 

Modos de Fazer Cuias do Baixo Amazonas

O pedido de registro do bem cultural foi apresentado pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), unidade especial do Iphan. Em 2015, o DPI emitiu um parecer favorável à inscrição do bem cultural como Patrimônio Cultural do Brasil, por ser uma expressão cultural de longa continuidade histórica e estar em constante processo de reelaboração, sendo uma tradição que se reitera e se atualiza.

Embora se caracterize como um ofício feminino, adultos e crianças do sexo masculino auxiliam as mulheres na colheita do fruto, na retirada do pigmento das árvores utilizado no tingimento das cuias e na comercialização nos centros urbanos.

As cuias são produzidas artesanalmente em grande escala, especialmente no Pará, mas também nos demais estados amazônidas. São reconhecidas como símbolos identitários dos paraenses e fazem parte do cotidiano da comunidade. Além de servirem de matéria-prima para o artesanato, as cuias servem para decoração, pegar água no rio, consumir alimentos, entre outras funções.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Iphan

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *